O ano das Marias

Vivian Previde

 

Nossa, você não devia se envolver com política! Realmente eu não deveria. Eu devo! Eu preciso, na verdade. Infelizmente, vivemos em um país onde não aprendemos, na mais tenra idade, que, por natureza, o ser humano é um ser político. Confundimos políticos com política.

De forma simples, políticos são as pessoas que fazem a política. Essas pessoas, muitas vezes, imbuídas de aspirações meramente individuais, sobrepõem seus próprios interesses sobre anseios e necessidades da coletividade. São os políticos que desviam verbas, superfaturam obras, que deixam de priorizar a necessidade da população, que se aproveitam da maior crise já vivida pela humanidade para gerar capital político (voto) em uma disputa tola, que custa a vida de pessoas e de empresas.

Já Política é conceito amplo, é impessoal, é arte ou ciência de governar, é administração do bem comum. Política é o instrumento pelo qual se pode promover mudança de realidade de toda uma nação e somente através da política é possível construir uma sociedade justa socialmente.

E mais, fazemos política o tempo todo. A forma que você pensa a vida e a vive em sociedade é toda política. Precisamos ter consciência de que do preço do arroz, do feijão…. aos desvios do mensalão, tudo isso é política.

Sabe qual a diferença? Nós, cidadãos comuns, que não estamos em um cargo eletivo fazemos política de forma privada e, por estarmos em uma democracia, votamos e elegemos outros – políticos – para que pratiquem políticas públicas visando a melhoria da nação de forma coletiva. Por isso, tão necessário termos consciência de quão importante e indispensável exercermos nosso direito de voto no atual momento do nosso país.

A cidade de Piracicaba vive este ano um momento muito especial. São pelo menos quatro pré-candidatas a prefeita, por partidos distintos. Entre 250 a 300 candidatas a vereadoras, sendo que num dos partidos locais há mais mulheres do que homens entre os candidatos. Uma novidade, certamente. Quem sabe poderemos ter também novas candidatas a vice.

A meu juízo, a vontade de participar encontrou no ano de 2020 o seu melhor momento e estão aí as novas candidatas a serem protagonistas para o exercício da atividade pública, oriundas dos mais diversos segmentos da nossa sociedade. São mulheres trabalhadoras, profissionais liberais como eu, gente do comércio, representantes dos bairros, de igrejas, associações de classe, universidades, indústria, entre outros.

Jornalistas e comentaristas políticos da cidade já prognosticavam, há algum tempo, que esse seria o ano das mulheres, das Marias. Parece que o tempo chegou, conquistamos um espaço partidário e nós mulheres temos agora a oportunidade necessária para efetivamente encontrarmos a representatividade à altura da grandeza de Piracicaba. Há muito espaço para ocuparmos, portanto, vamos lá Marias!

É pelo voto que se muda!

_____

Vivian Previde, advogada, pré-candidata a vice-prefeita pelo PL de Piracicaba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima