José Pedro Leite da Silva
Em 1995, quando ainda era vereador, pelo mesmo partido, o PL, onde hoje atuo, fui o autor da Lei 4020, que proporcionou, no ano seguinte, a criação do Distrito Industrial Norte, o Uninorte, que, em 2006, homenageou como patrono o grande industrial piracicabano Mário Dedini. Mas só a partir de 2001 ele foi finalmente viabilizado. À época, já tínhamos no PL, como bandeira, a luta pelo desenvolvimento da cidade, abrindo-se novas possibilidades de emprego e renda aos nossos trabalhadores.
Passados 25 anos, o Uninorte é uma saudável realidade, com pouco mais de 76 empresas instaladas, com a geração de cerca de 3.000 empregos. As doações dos lotes foram feitas a partir de nova lei que propus à época, que visava o incremento da indústria local e aos que aqui tivessem interesse em aqui se instalar.
Entre os primeiros movimentos, com as responsabilidades do poder público em realizar o pavimento asfáltico, redes de água e energia elétrica e, posteriormente, a construção do acesso que ligou a Uninorte às principais rodovias de acesso a Piracicaba, foram muitos os investimentos públicos nesta parceria Público-Privada.
São empresas diversas que vão desde alimentos, como a Ducatti e Carnes Piracicaba; passando por transportadoras como a Tora, Rampazo, FNA e a Supricel na área de logística; Piragesso e LEF Pisos para revestimentos; e Sechinato; Aroma Bioenergia, na área dos renováveis; metalúrgicas como a Piacentini; Puma Tambores; São Bento Polímeros; Vest Telas, e dezenas de outras empresas com origem local ou de outras cidades. Que por aqui se instalaram. Hoje, abrigadas pela Adinorte, Associação das Empresas do Uninorte.
A chegada do novo distrito impulsionou o município – que com a ajuda do Governo do Estado – promoveu a duplicação da estrada que leva Piracicaba a Águas de São Pedro e, com ela, o acesso viário para o Uninorte.
Hoje, com escrituras em ordem, os negócios prosperam na região e trazem a Piracicaba o sonhado emprego e renda, fixando por aqui profissionais com diversas características, especialmente no campo dos produtos metais mecânicos.Com gestão altamente profissionalizada, o Uninorte que saiu da lei de minha autoria, é realidade plena na cidade de Piracicaba.
Quis trazer esse assunto novamente à baila, porque as atividades legislativas na cidade de Piracicaba, por vezes é subestimado. Minha experiência de 20 anos como vereador, além de um profundo conhecimento técnico sobre o funcionamento da cidade, agregaram à minha profissão de economista, visão importante para os procedimentos do futuro que pretendo para nossa cidade.
Quero que ela avance na sua qualidade de vida, que seja capaz de manter seu capital humano trabalhando na própria cidade; que possa abrir portas e frentes para o pleno emprego; que traga mais moradias, saúde, estabilidade, educação para a nossa gente.
Não há orgulho maior para um político e um cidadão prestante dessa cidade, como eu, em ver como algumas folhas de papel, que se transformaram em lei, possam ter trazido para a cidade de Piracicaba um projeto dessa magnitude. Que completou o projeto iniciado pelo prefeito Adilson Maluf quando nos trouxe a Unileste, e com ela a Caterpillar, Philips e tantas empresas de porte, que mudaram o cenário econômico em nossa cidade. E abriram espaços para que mais empregos e renda fossem gerados por aqui, trazendo mais harmonia para nossas famílias, cujos filhos tiveram oportunidades de se estabelecerem ou trabalhar na cidade em que nasceram.
______
José Pedro Leite da Silva,empresário, pré candidato a prefeito pelo Partido Liberal(PL)