Tabagismo e Covid-19: uma combinação perigosa

Bruno Belluco, violoncelista da Orquestra Sinfônica de Piracicaba – Crédito: Aline Leite Ral

Bruno Belluco, 25 anos, violoncelista da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) participa voluntariamente da Paradas pro Sucesso, campanha anti-tabagismo, e fez o seguinte depoimento: “É muito gratificante fazer parte de uma campanha como essa, em solidariedade ao próximo, principalmente nesse momento em que estamos vivendo em que precisamos mais do que nunca nos ajudar e mostrar os malefícios do tabagismo. Certamente ajuda a salvar vidas.”
Os artistas tiveram a liberdade de escolher a sua fala, dentro de um banco de frases que a médica cardiologista Juliana Previtalli criou. O Bruno Belluco escolheu essa: Sabia que a interrupção do tabagismo tem um impacto positivo quase imediato no funcionamento do coração e dos pulmões? E que essa melhora pode aumentar as chances de cura dos pacientes com a Covid-19 e até a reduzir o risco de morte?
De fato sabemos que uma vez contaminados pelo novo coronavírus, os fumantes tendem a ter uma pior evolução do quadro, com mais gravidade e mortes. Pesquisas estão em andamento no mundo todo. No Brasil, por exemplo, ainda se discute inserir a informação sobre tabagismo na ficha de notificação sobre Covid-19, o que seria de grande importância para avaliar com mais propriedade a evolução do quadro da doença em fumantes, em comparação aos que não fumam.
A nicotina é uma droga psicoativa causadora de dependência e de graves danos ao sistema cardiovascular, como infartos e tromboses. O fumante também tem mais chances de desenvolver doenças pulmonares e vasculares, sistemas muito afetados nos infectados pela Covid-19.
Quando o indivíduo fumante para de fumar dentro de poucos dias ele já experimenta benefícios como melhorar a respiração, sentir melhor os cheiros e o gosto dos alimentos além de aumentar sua imunidade.
Atenção deve ser dada também aos fumantes de cigarros eletrônicos:
• Fumantes e usuários de cigarros eletrônicos podem estar em maior risco de doença grave perante o Covid-19.
• Fumar prejudica a saúde pulmonar.
• Fumar prejudica a Imunidade.
• O tabagismo é um Fator de Risco Principal para Doenças Não Transmissíveis (DNTs). A Organização Mundial da Saúde declarou que pessoas com DNTs parecem estar em maior risco de desenvolver sintomas graves de Covid-19.
• O uso de cigarros eletrônicos também afeta a saúde dos pulmões, prejudica a resposta imunológica e o sistema cardiovascular.
• A OMS recomenda que todos os fumantes e usuários de cigarro eletrônico parem de fumar, e dessa maneira protejam sua saúde e reduzam o risco de sintomas graves de Covid-19. As pesquisas demonstram que a função pulmonar melhora rapidamente quando se deixa de fumar.

PARADAS PRO SUCESSO 

A “Paradas pro Sucesso”, campanha educativa anti-tabagismo, foi idealizada pela médica Juliana Previtalli e pelo músico Luís Fernando Dutra. Reúne artistas de Piracicaba e região e conta com o apoio da publicitária Milenne Brossi no art design, de Will Garcia na edição e dos principais meios de comunicação de Piracicaba e região. Todos os vídeos e os materiais já publicados estão no perfil do Instagram da cardiologista @julianabarbosaprevitalli
TRATAMENTO

Quem ser sentir preparado para fazer o tratamento do tabagismo pode procurar a UBS mais próxima e perguntar pelo Programa Anti Tabagismo, fornecido pelo SUS. A médica Juliana Previtalli também atende em seu consultório pacientes particulares e convênios. Cardioclin – rua Visconde do Rio Branco, 1804, Bairro Alto. Agendamentos pelo WhatsApp: 9.7123-1361

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima