Dilúvio e Torre de Babel

Tarcisio Angelo Mascarim

 

Apresento para vocês dois castigos aplicados por Deus aos homens: o Dilúvio e a Torre de Babel, os quais podem ser lidos na Bíblia, em Gênesis, capítulo 6 e capítulo 11.

O resumo me foi entregue pelo Pe. Jorge Simão Miguel, quando o procurei para dissipar algumas dúvidas sobre a religião. Confira comigo:

Dilúvio – Por causa do enfraquecimento da piedade e da fé e por causa da corrupção. Noé, justo e piedoso, pregava penitência. Os homens, porém, não atendiam à exortação. Comiam, bebiam e celebravam casamento. Deus mandou Noé construir um barco grande que comportasse sua mulher, seus 3 filhos e suas esposas. Poderia levar alguns casais de cada espécie de animais e mantimentos necessários. Mandou que entrassem na barca e então mandou chuva sobre a Terra. Choveu 40 dias e noites. Durante 150 dias, as águas cobriram a Terra.

            E então Deus se lembrou dos que estavam na barca e fez baixar as águas e mandou que todos saíssem da barca. Noé saiu depois de ter habitado um ano inteiro na barca. Ao sair da barca, Noé, cheio de gratidão, ergueu um altar e ofereceu a Deus um sacrifício. O Senhor aceitou com prazer e disse: ‘Nunca mais amaldiçoarei a Terra por causa dos homens’. Depois, Deus abençoou Noé e seus filhos dizendo: ‘Crescei-vos e multiplicai-vos e enchei a Terra. Faço hoje minha aliança convosco e com a vossa descendência: Nunca mais haverá dilúvio sobre a Terra. O sinal da aliança será um Arco nas nuvens do céu”.

            “Torre de Babel – Noé, que era lavrador, começou a cultivar a terra. Plantou uma vinha e, espremendo os frutos, bebeu o suco. Não conhecendo a força do vinho, embriagou-se e adormeceu. Enquanto dormia em sua tenda, estava descomposto (nu). Com o pai assim, Cam, o outro filho de Noé, correu a contar o fato a seus dois irmãos, Sem e Jafet. Eles puseram um manto no corpo do pai, sem olhá-lo. Quando Noé despertou e soube da boa ação de seus filhos, disse ‘maldito Cam, ele será escravo dos escravos de seus irmãos. Benditos sejam Sem e Jafef’. Noé viveu 350 anos depois do dilúvio e morreu com 950 anos. Os descendentes dos filhos de Noé tornaram-se numerosos e planejaram fazer uma cidade e uma torre que atingisse os céus. Orgulhosos, os homens estavam decididos a construir um mundo para si mesmos, independentes de Deus. Imaginavam que sozinhos, por suas próprias ações e forças, poderiam atingir o céu e conquistar a felicidade completa, através de suas ciências e técnicas, mesmo sem ligação com Deus.

            A Deus, porém, não agradou essa obra e, quando a torre se erguia a uma grande altura, disse: ‘Confundamos-lhe de tal maneira a linguagem que não se entendam mais uns aos outros’. Assim se fez e os homens se viram obrigados a desistir da construção da cidade e da torre. A cidade teve o nome de Babel, que significa confusão.”

Aí estão o resumo dos dois artigos, especialmente para aqueles que ainda não os entenderam. É essencial que os homens aprendam a respeitar e a seguir o que Deus ensina, para que todos nós tenhamos a vida eterna.

______

Tarcisio Angelo   Mascarim,   sócio   e administrador da Mascarim & Mascarim   Sociedade de Advogados. (Mais artigos no tarcisiomascarim.blogspot.com)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima