Região é contemplada com agentes territoriais para fortalecer políticas culturais locais

Os agentes selecionados para atuar na região são Isadora Barciela e Áriston Batista,
ambos com vasta experiência no setor cultural 

Os municípios de Águas de São Pedro, São Pedro, Piracicaba, Capivari, Charqueada, Laranjal Paulista, Mombuca, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho e Santa Maria da Serra foram contemplados com dois profissionais da cultura, os chamados Agentes Territoriais de Cultura. A iniciativa faz parte de um edital de chamamento público promovido pelo Ministério da Cultura, em parceria com os Comitês de Cultura e Institutos Federais, que selecionou pessoas físicas com amplo conhecimento sobre as dinâmicas culturais e territoriais de suas comunidades.

Os agentes selecionados para atuar na região são Isadora Barciela e Áriston Batista, ambos com vasta experiência no setor cultural. Eles atuarão como articuladores locais, promovendo a aproximação entre as políticas públicas e a comunidade, sendo o elo entre o MINC e os artistas locais. Entre suas atribuições estão o mapeamento participativo das manifestações culturais, ações de mobilização social, apoio técnico, divulgação de editais de incentivo e a implementação de ações estratégicas para fortalecer as políticas públicas culturais em seus territórios e a comunicação direta com os fazedores de cultura. Os profissionais também participarão de uma formação continuada voltada ao desenvolvimento cultural e territorial pelo Instituto Federal.

Foram selecionados 661 agentes em todo o país. A distribuição regional inclui 203 profissionais no Sudeste, 175 no Nordeste, 103 no Sul, 64 no Norte e 56 no Centro-Oeste. O processo seletivo levou em consideração critérios como conhecimento das dinâmicas culturais locais, experiência em articulação comunitária e engajamento social.

Entre as ações previstas estão o apoio na inscrição e acesso a editais como o ProAC, a Lei Paulo Gustavo e a PNAB II, além da oferta de oficinas e capacitações, chamamentos públicos para o cadastro de artistas e produtores culturais, organização de eventos culturais, apoio na elaboração de projetos e estímulo à participação em fóruns e conselhos municipais. A comunicação com a comunidade será reforçada por meio de boletins informativos e materiais voltados à mobilização e participação popular.

A primeira iniciativa dos agentes territoriais na região será a articulação com artistas locais para a realização de fóruns culturais. Esses encontros e grupos têm como objetivo fortalecer as políticas culturais, fomentar a criação de uma rede colaborativa entre os fazedores de cultura e estabelecer um espaço permanente de diálogo, troca de experiências e construção coletiva de ações culturais nos municípios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima