
São Pedro completa 144 anos no dia 22 de fevereiro e tem muitos motivos para celebrar. Áreas como economia, segurança, saúde e educação, por exemplo, acumulam resultados positivos, que são revertidos diretamente à população. E a recém-criada pasta de Inovação tem um olhar 360 graus para auxiliar todas as secretarias na implantação de tecnologias e soluções.
A cidade, que se aproxima dos 40 mil habitantes, fechou o ano passado com a economia fortalecida. Acumulou um saldo positivo de 230 empregos. Além disso, tem o Distrito Industrial em expansão acelerada. Empresas como Saedong e Doowon estão com projetos de ampliação em andamento. Já Pães do Tone, Betinho Transporte e Química São Pedro estão em processo de instalação. O distrito, que completa uma década em 2025, emprega mais de 600 pessoas.
Na Educação, um levantamento feito em parceria com o Governo do Estado mostra evolução no índice de fluência de leitura de crianças matriculadas no 2º ano, o que, na prática, indica melhora na alfabetização. Para os próximos anos, a gestão planeja ter 100% das vagas municipais em período integral, além de implantar novas atividades extracurriculares. Atualmente, São Pedro tem cursos como robótica, design de games e inglês.
Na Segurança, houve queda nos principais índices de criminalidade. Comparado a 2023, o número de roubos no município caiu de 24 para 16; o de furtos de veículos, de 12 para 11; e não houve registro de homicídios. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e colocam São Pedro entre os municípios mais tranquilos para se viver na Região Metropolitana de Piracicaba.
A Saúde, que é referência regional, ultrapassou a meta de vários índices da Atenção Básica, segundo análise feita pela Secretaria Estadual. Entre os pontos, destacam-se atendimento a gestantes e vacinação infantil. A porta de entrada do SUS na cidade tem, atualmente, capacidade para atender toda a população com sobra.
Há ainda o Turismo, que sempre teve um papel relevante no desenvolvimento econômico do município e continua em alta, com investimentos e ofertas diversificadas para diferentes perfis de público. A meta para os próximos anos é transformar São Pedro em referência nacional como destinos de natureza, cultura, contemplação e gastronomia.
INOVAÇÃO – A criação de uma Coordenadoria de Inovação e Tecnologia é um passo importante para o município. Na prática, é um departamento catalisador de tecnologias e agilidades para São Pedro. O primeiro passo já foi implementado: uma plataforma 100% online voltada para o setor de Obras. Ela permite consultas sobre viabilidade, aprovação de projetos e Habite-se. Tudo de forma ágil e desburocratizada.
Para o prefeito Thiago Silva, “São Pedro vai além das belezas naturais e trilha um caminho de desenvolvimento muito grande, com potencial altíssimo para os próximos anos. Essa evolução tem a ver com a nossa gestão e com um visão estratégica. Nossa cidade, que já é referência em saúde e educação, está com a economia consolidada e bem estruturada. O turismo, que sempre foi a base, vai crescer ainda mais com parcerias com municípios vizinhos. São Pedro chega aos 144 anos com muito a comemorar, mas principalmente com a responsabilidade, diante do crescimento da população, de se tornar a cidade do futuro que todos nós queremos” .