HELINHO´S
Os prefeitos de Piracicaba e de Saltinho, ambos chamados Helinho — Helinho Zanatta, do PSD, e Helinho Bernardino, do PL — participaram do encontro entre os prefeitos na cidade de Rio Claro. Na ocasião, Gustavo Perissinotto, prefeito da Cidade Azul, foi eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), e a foto registra um novo momento para a geografia regional.
SILÊNCIO — I
A administração do prefeito Helinho Zanatta (PSD) continua sem se pronunciar sobre o futuro do Complexo Aquático Municipal Dr. Samuel de Castro Neves, interditado no último dia 9 de janeiro, com problemas de rupturas nas bordas das piscinas e diversos vazamentos.
SILÊNCIO — II
Nos bastidores já há quem defenda que a única saída viável seria colocar tudo abaixo e iniciar uma nova construção das piscinas, uma vez que o espaço apresenta graves problemas estruturais. Difícil isso.
SILÊNCIO — III
Convém lembrar que em 2018, o Complexo Aquático já tinha sido fechado em decorrência de inúmeros vazamentos. A reforma durou mais quatros anos e custou cerca de R$ 1,7 milhões aos cofres públicos.
SILÊNCIO — IV
Este Capiau, idoso e cansado, só faz uma pergunta: quem eram os fiscais da Prefeitura encarregados de acompanhar o bom andamento das obras de reforma do Complexo Aquático? Lamentável esse episódio.
PÍLULAS DE O PRÍNCIPE (III)
“No principado novo, consistem as dificuldades. E, primeiramente, se não é totalmente novo, mas parte ou membro de outro, pode-se dizer que o conjunto é quase misto; suas variações nascem primeiramente de uma dificuldade natural, existente em todos os principados novos; porque os homens de boa vontade mudam de senhor, convencidos do benefício da mudança; e essa crença os leva a pegar em armas contra seu príncipe, no que se iludem, pois a experiência mostra que, assim, pioram a situação (…). E quem conquista, querendo conservá-los, deve adotar duas medidas: a primeira, fazer com que a linhagem do antigo príncipe seja extinta; a outra, aquela de não alterar nem as suas leis nem os impostos; por tal forma, dentro de mui curto lapso de tempo, o território conquistado passa a constituir um corpo todo com o principado antigo”, escreveu, pesadamente, o fiorentino Nicolau Maquiavel. “Disso se extrai uma regra geral que nunca ou raramente falha: quem é causa do poderio de alguém arruina-se, por que esse poder resulta ou da astúcia ou da força e ambas são suspeitas para aquele que se tornou poderoso”. Nada difícil para entender as mudanças nos Executivos de hoje, principalmente quando a disputa foi no segundo turno. Este idoso e cansado Capiau continua nos detalhes do fundador da Política Moderna, que continua moderna.