
Após dois meses de muito trabalho, a Eixo SP libera nesta quinta-feira (20), a partir das 16h, o trecho de serra da SP 304 – Rodovia Geraldo de Barros, entre Torrinha e Santa Maria da Serra. O tráfego no local estava fechado desde o dia 21 de dezembro, após danos causados pelos deslizamentos de terra em razão de fortes chuvas. Foram cerca de 170 milímetros de chuva em apenas três horas.
O desmoronamento de encostas arrastou grande quantidade de terra, árvores e pedras para a pista, que também sofreu erosão e rachaduras em diversos pontos. Os trabalhos para remoção dos detritos e reconstrução do trecho tiveram início logo em seguida. Foram removidas cerca de 6 mil toneladas de material, o que representa mais de 300 viagens de caminhões realizadas somente para a limpeza da via.
Nestes dois meses de serviço, a concessionária manteve uma equipe com mais de 50 colaboradores atuando quase diariamente para liberação mais breve possível do trecho. No período, outras chuvas fortes caíram sobre a região, o que retardou a conclusão dos trabalhos.
Além da limpeza completa da via, foi necessária a execução de uma série de outros serviços para o restabelecimento do tráfego com segurança pelo local. Entre esses serviços estão a reconstrução do pavimento em vários pontos, com aplicação de reforço na base para garantir uma melhor qualidade e maior durabilidade e a recuperação e ampliação do sistema de drenagem. O sistema que existia, mais antigo, foi substituído por uma estrutura nova com diâmetro maior, capaz de dar vazão a volumes maiores de chuva.
De acordo com o superintendente de Obras da Eixo SP, José Geraldo de Andrade, mesmo com a liberação do tráfego, a concessionária continuará realizando trabalhos corretivos e preventivos, mas sem interferir na circulação dos veículos no trecho. Segundo ele, essa etapa dos serviços envolve a construção de muros de contenção, também conhecido como gabião, que são estruturas compostas por gaiolas de arame galvanizado preenchidas com pedras, cuja finalidade é estabilizar encostas e prevenir novos deslizamentos.
A interdição ocorreu do km 225 ao km 245. Enquanto a recuperação do trecho estava em andamento, os motoristas tiveram de usar rotas alternativas de acesso aos municípios de Torrinha e Santa Maria da Serra.