CALDEIRÃO POLÍTICO – CAPIAU

 

NOVOS – I

O prefeito Helinho Zanatta anunciou ontem (18) dois novos secretários. José Luiz Ribeiro assume a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, trazendo experiência sindical e administrativa, enquanto Paulo Nardino comandará a recém-criada Secretaria de Cidadania e Parcerias. A escolha de Ribeiro representa o reconhecimento de uma liderança sindical e Nardino terá o desafio de fortalecer políticas de participação social e direitos humanos na cidade.

NOVOS – II

Com vasta experiência, incluindo passagens pelo Sindicato dos Metalúrgicos e pela Secretaria Estadual de Emprego, José Luiz Ribeiro promete priorizar qualificação profissional e geração de empregos. Sua indicação foi bem recebida pelo meio sindical, que reforça a importância do diálogo para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

NOVOS – III

A nova Secretaria de Cidadania e Parcerias da Prefeitura de Piracicaba será comandada pelo advogado Paulo Nardino. Com experiência em gestão pública, Nardino terá a missão de fortalecer a participação social e os direitos humanos. O prefeito Helinho Zanatta destacou que a reforma administrativa visa “preparar a cidade para o futuro”. Nardino, por sua vez, reafirmou seu compromisso em construir políticas públicas inclusivas e voltadas para a cidadania.

CIRURGIA — I

O presidente nacional dos Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira foi submetido a uma cirurgia cardíaca na tarde de segunda-feira (17). Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, ele passa bem.

CIRURGIA — II

Em nota divulgada nas redes sociais, a assessoria de Marcos Pereira afirma que um exame de rotina feito no sábado (15) detectou um “buraco” no coração dele. Por isso, o parlamentar realizou um procedimento para colocar uma prótese de fechamento do Forame Oval Patente (FOP).

CIRURGIA — III

O Forame Oval é uma fenda que comunica os lados direito e esquerdo do coração. Normalmente ele se fecha após o nascimento, sendo uma condição que persiste, apenas entre 20% e 30% da população, de acordo com dados do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da USP. Marcos Pereira está bem, em recuperação, e em breve estará de volta às atividades do mandato, diz a nota.

ZERA FILA — I

Realizada em 2024, a cotação para a compra de 2.056 aparelhos auditivos, por meio de registro de preços com previsão de aquisição, apresentou um ágio de 40%. A informação foi destacada pelo vereador André Bandeira (PSDB) durante a sessão camarária da última quinta-feira (13), após reunião com o vice-prefeito e secretário da Saúde, Sérgio Pacheco Jr., no dia 12. O objetivo da compra é zerar a fila de demandas na rede municipal.

ZERA FILA — II

Bandeira também destacou duas informações relevantes com base em sua reunião com Pacheco: a licitação 278/24 estaria entre as compras suspensas por determinação judicial da atual gestão de Helinho Zanatta (PSD) e teria sido realizada apenas após o período eleitoral — ao contrário do que havia sido afirmado ao vereador pelo ex-secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho.

ZERA FILA — III

Com base na ata de registro de preços do pregão, fechada em R$ 2,55 milhões, o ágio estimado seria de R$ 1,02 milhão. No entanto, há um grande impasse nessa questão — ou talvez até dois.

ZERA FILA — IV

O vereador André Bandeira (PSDB, ainda) afirmou que o ex-secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, lhe garantiu, dentro da Casa de Leis, que todos os aparelhos auditivos necessários para zerar a fila foram adquiridos. Segundo o ex-secretário, a única pendência era a entrega, que não ocorreu devido ao período eleitoral, para evitar possíveis infrações à legislação. No entanto, Bandeira ressaltou que, na prática, essa entrega nunca aconteceu.

ZERA FILA — V

O atual secretário de Saúde, Sérgio Pacheco, esclareceu que esse processo licitatório foi aberto apenas no final do ano passado e acabou incluído no conjunto de processos para os quais a Secretaria de Saúde solicitou impugnação na Justiça. Segundo ele, a empresa responsável pela licitação estava vendendo os aparelhos auditivos para Piracicaba com um ágio de aproximadamente 40% em relação ao valor praticado em um município vizinho, que havia adquirido cerca de 10 unidades.

ZERA FILA — VI

“Piracicaba estava comprando 2.000 aparelhos. O que estava acontecendo era um verdadeiro absurdo”, afirmou o vereador no final da sessão camarária da última quinta-feira. Segundo Bandeira, o secretário Sérgio Pacheco Jr. se comprometeu a retomar o processo assim que possível, visando atender à alta demanda da cidade, estimada em 2.000 aparelhos.

ZERA FILA — VII

Ao verificar o Diário Oficial de Piracicaba, constatou-se que, um dia após a reunião entre o secretário e o vereador, a atual gestão publicou a ata de registro de preços para a mesma licitação, em 13 de fevereiro deste ano. As quantidades, os valores e a empresa vencedora são exatamente os mesmos definidos no último ano do mandato de Luciano Almeida (PP).

DADOS — I

O diagnóstico socioassistencial revelou que Piracicaba conta com 438.827 habitantes, dos quais 89.850 estão cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Dentre as 36.519 famílias registradas, 6.310 vivem em favelas ou comunidades vulneráveis, evidenciando a necessidade de políticas públicas eficazes para ampliação do acesso a serviços essenciais.

DADOS — II

Os números foram apresentados pela responsável pela pasta, Fernanda Varandas, na 1ª Reunião de Coordenadores de Serviços da Rede Socioassistencial. Participaram da reunião diretores de divisão, coordenadores da rede direta e indireta, conselheiros tutelares, e conselheiros da assistência social. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para otimizar o atendimento, tendo como referência os territórios atendidos pelos CRAS e CREAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima