Câmara Municipal de São Pedro completa 142 anos

No dia 11 de fevereiro de 1883 aconteceu a posse da Primeira Câmara de São Pedro e também sua emancipação política e administrativa – foto: Daniella Oliveira

Na semana passada, a Câmara Municipal de São Pedro completou 142 anos de fundação na cidade. Numa cerimônia na Casa Paroquial com a presença de Manoel de Moraes Barros, na época presidente da Câmara de Piracicaba, o dia 11 de fevereiro de 1883 foi marcado pela posse da Primeira Câmara de São Pedro e também sua emancipação política e administrativa. O atual presidente da Casa de Leis, Adriano Vitor, disse que é uma honra fazer parte desta história.

“Elevo meus pensamentos de gratidão a todos os presidentes que antecederam meu mandato. A história desta instituição centenária foi construída e solidificada por grandes homens e mulheres que, com muito trabalho e dedicação, serviram de forma exemplar a nossa amada Estância Turística”, declarou.

O presidente também ressaltou a participação dos demais vereadores que fazem parte da 19ª legislatura (2025-2028). “A atual legislatura fará história tanto pela atuação exemplar dos parlamentares quanto pelo espírito democrático que norteiam as ações de cada um dos vereadores desta casa de leis”.

Desde maio de 2018, a Câmara Municipal de São Pedro atende na rua Nicolau Mauro, 1011, área central da cidade. Num espaço amplo e com total acessibilidade, as atuais instalações oferecem melhor estrutura para o trabalho da equipe e também para o atendimento à população.

Atual presidente da Câmara, Adriano Vitor, diz que é uma honra fazer parte desta história centenária – foto: Daniella Oliveira

HISTÓRIA – Segundo registros da época, em 11 de fevereiro de 1883, anunciava-se a posse da Primeira Câmara Municipal e sua emancipação política e administrativa. “À noite, a pequena Casa Paroquial estava completamente lotada. Não havia um só lugar vago. Ninguém passava, mas… repentinamente surgiu, entre o povo, a figura venerável do Dr. Manoel de Moraes Barros, presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, que aqui viera instalar e dar posse à Primeira Câmara de São Pedro. Vinham em sua companhia os vereadores eleitos. Entraram na sala e se dispuseram entorno de uma grande mesa. O silêncio se fez profundo. O Dr. Manuel de Moraes Barros deferiu o Evangelho, sendo acompanhado pelos vereadores, que prometeram cumprir com seus deveres, colocando o bem coletivo acima do particular. Em seguida, foi escolhido o seu presidente, recaindo a escolha sobre o Coronel Veríssimo Antônio da Silva Prado. Todos os olhares dirigiam-se a ele, com admiração. Era ele o grande chefe, o presidente eleito, o primeiro presidente da Vila. A partir desse dia, São Pedro estava desligada daquela que fora a sua mãe – Piracicaba. Para a constituição da nossa primeira Câmara, não houve lutas políticas”.

A história da Câmara Municipal de São Pedro é constituída por duas fases: a era das primeiras 11 Câmaras, até 1931, e o tempo pós-guerra e pós-Estado Novo (da 1ª Legislatura, a partir de 1948, até a 19ª Legislatura, a atual, que vai de 2025 a 2028). O primeiro presidente da história da Câmara é o Coronel Veríssimo Antônio da Silva Prado. Ele comandou a instituição entre 1883 e 1892. O primeiro presidente do período pós-guerra é Romeu Peliciari, que presidiu a Câmara de 1948 a 1951.

A Câmara foi inaugurada em uma pequena Casa Paroquial. Sua sede ficava localizada até 2018 na Praça Adolpho Bonifácio Bragaia, no Centro de São Pedro. Depois, a instituição foi transferida para a rua Nicolau Mauro, na Vila Estela, em um local onde funcionava um centro recreativo. As novas instalações oferecem amplo plenário, com capacidade para uma plateia de 108 pessoas, sofisticado sistema de áudio e vídeo, com sistema de televisão que garante a cobertura ao vivo das sessões, 13 gabinetes para os vereadores, sala da presidência, recepção, copa e garagem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima