
A segunda-feira, dia 3 de fevereiro, vai ser um dia especial para aproximadamente 5.100 alunos da rede municipal de ensino de São Pedro que retornam às aulas. Os estudantes vão encontrar escolas que passaram por manutenção e nebulização para evitar os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e encontrar professores que fizeram planejamento para o ano, além de capacitações como a palestra “Educação Antirracista, um panorama geral para os professores”, apresentada pelo gestor educacional e diretor de escola em São Paulo, Davi do Carmo Ferreira Silva, que aconteceu nesta quinta-feira, 30 de janeiro, no Centro de Convenções.
Uma das novidades do ano letivo de 2025 é a ampliação do número de vagas em período integral. Agora são 500 os estudantes que vão passar mais tempo na escola. As Emebs Iracy Bertochi, no alto da serra, que também ganhou classes de M1 e M2 – para crianças de 2 e 3 anos – Benedito Modesto de Paula, Ricarda de Paiva Lima Berzin e Guido Dante oferecem esta possibilidade aos alunos. Além das aulas regulares, há muitas opções de oficinas extracurriculares: designer de games, tênis de mesa, dança, tênis, judô, robótica, natação e inglês.
Os alunos de toda a rede municipal vão receber livros do Currículo em Ação, material que contempla municípios conveniados com o Estado e que atende alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Os livros são disponibilizados bimestralmente nos temas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Língua Inglesa de forma física – livro impresso – e digital.
Na educação infantil também há material específico para o professor. “O material, alinhado ao currículo paulista, trabalha habilidades e competências essenciais de maneira progressiva e contínua, com respeito ao desenvolvimento de cada aluno”, destaca a secretária municipal de Educação, Samanta Bontorim.
A qualidade na aprendizagem também foi destacada pela secretária. “O Currículo em Ação é mais um recurso que fortalece o compromisso da educação municipal em proporcionar uma formação integral, que prepara alunos para os desafios futuros, tanto acadêmicos quanto sociais”, pontuou.
Além dos livros, os alunos vão receber kits com material escolar e de higiene. Os professores e as equipes das escolas estão prontos para acolher os alunos, segundo a secretária, que destacou também o Núcleo de Apoio à Inclusão. “Estão todos prontos para atender pais e alunos”.
SEM CELULAR – Com o retorno das aulas, alunos e pais serão orientados sobre a Lei 15.100, que não permite a utilização, por estudantes, de celular nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica. Os estudantes serão orientados a não levar aparelhos para a escola e as unidades vão disponibilizar canais alternativos de comunicação com a unidade escolar.