Índios: Bebel recorre ao MPF para garantir teste da Covid-19

Diante do surto provocado pela pandemia do coronavírus, que vem matando milhares de pessoas no Brasil, a deputada estadual Professora Bebel (PT) recorreu ao Ministério Público Federal para garantir que o Estado de São Paulo realize testes de Covid-19 nas comunidades indígenas do Estado, que são consideradas mais vulneráveis. Em resposta ao seu pedido, a deputada recebeu comunicado da procuradora Suzana Shnitzlein de que o seu processo já foi distribuído.
NO ESTADO

Bebel ressalta que no Estado de São Paulo a população indígena soma mais de 41 mil pessoas, conforme censo do IBGE, e um percentual significativo está sendo acometido pelo coronavírus, justamente pela situação de vulnerabilidade deste povo. Diante deste quadro e com base na Constituição Federal, que assegura a saúde como direito de todos e dever do Estado, a deputada estadual Bebel temendo pela vida dos índios solicita a interferência da Justiça para que sejam tomadas as providências necessárias a fim de estabelecer que o governo de São Paulo realize teste de Covid-19, nas aldeias indígenas, no âmbito do Estado.
MEDIDA 

No documento dirigido ao Ministério Público Federal, a deputada diz que “a testagem da população é a medida mais acertada para prevenir mais mortes no Estado”. A deputada Bebel também encaminhou requerimento ao secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, solicitando a realização de testes na população indígena, que é ainda mais vulnerável. “Esperamos que com nossas ações e acompanhando de perto a situação desta população, possamos salvar a vida dos índios paulistas, que vem denunciando focos de coronavírus em aldeias, com na região da cidade de Itanhaém e da própria grande São Paulo”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima