AVENIDA
“Estamos aqui na Jaime Pereira, onde foi feito recape e já apresenta problemas, como afundamentos, buracos e problemas de umidade. A empresa vai realizar manutenção de todos os pontos levantados, sem ônus ao município”, anunciou Helinho Zanatta, ao lado do secretário de Obras, Luciano Celêncio, em visita de fiscalização de pacote de obras de recape asfáltico realizado pela gestão de Luciano Almeida (PP).
ALESP
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) vai comemorar 190 anos de instalação. O evento acontece no Auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, no dia 5 de fevereiro às 10h. Parabéns, desde já, aos seus 94 integrantes, sendo dois com domicílio eleitoral em Piracicaba: a Professora Bebel (PT) e Alex Madureira (PL).
ATO — I
O jornalista Maurício Ribeiro coordenou, sábado (25), o Ato em Memória às Vítimas do Holocausto, realizado no Teatro Erotides de Campos. Entre os presentes, esteve Nancy Thame, ex-secretária de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba, que acompanhou de perto todas as atividades da solenidade. Nancy, aliás, foi destaque durante sua gestão no governo Almeida, realizando um trabalho de grande relevância para o município.
ATO — II
Nancy Thame posiciona-se totalmente contra a fusão da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento com a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente. Segundo ela, essas pastas possuem atribuições e políticas públicas distintas, o que torna inviável uma integração eficiente.
ATO — III
Essa posição reflete a experiência de Nancy como ex-vereadora de Piracicaba, cargo em que sempre defendeu a autonomia e o fortalecimento dessas áreas estratégicas para o município. A mesma opinião tem o professor José Otávio Machado Menten, ex-vereador tucano.
ATO — IV
O ex-vereador Acácio Godoy (Avante) marcou presença no Ato em Memória às Vítimas do Holocausto. Demonstrando sua habitual atenção à população de Piracicaba, Acácio conversou com o público presente e reafirmou sua disposição em dialogar e contribuir para atender às demandas da comunidade. Isso é bom.
ATO — V
O jornalista Maurício Ribeiro agradeceu publicamente às rádios Educadora AM e Jovem Pan FM pela contribuição para a hospedagem de Joshua Strul, sobrevivente do Holocausto e convidado especial da cerimônia. Por outro lado, chamou a atenção a ausência de candidatos a cargos públicos que, no ano passado, marcaram presença na solenidade, mas não compareceram este ano, possivelmente por não ser um período eleitoral. Também faz parte.
ATO — VI
O prefeito Helinho Zanatta (PSD) não compareceu ao evento no Engenho Central devido a outros compromissos previamente assumidos. E foi representado pelo secretário municipal da Ação Cultural, Carlos Beltrame — sempre cordial — que fez uso da palavra e destacou a relevância da cerimônia, considerada um dos eventos mais importantes de Piracicaba. Administrar agenda é das ações mais difíceis para os eleitos.
DISPUTA — I
Quanto à disputa de 2026, este idoso e cansado Capiau sabe muito bem que já começou no dia seguinte ao das apurações em outubro passado. Há um desfile de pré-candidatos a deputados federal e estadual, e algum senador também, em Piracicaba, para não dizer que para outros cargos também.
DISPUTA — II
A cidade teve, no passado, candidatos ao Senado e a vice-governador e governador. João Herrmann Neto — que foi prefeito e deputado federal por vários mandatos — disputou uma cadeira no Senado e teve mais de um milhão de votos no Estado. É a roda político-eleitoral que não para. E muitos que dizem que serão candidatos terão, como sempre, os efeitos das nuvens.