O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) lança hoje, encartado nesta edição de A Tribuna Piracicabana, o “Memorial dos 50 anos”, tabloide mensal que tem por objetivo resgatar as mudanças comportamentais da sociedade piracicabana no último meio século. “Serão drops históricos da cidade que prometem mexer com a memória afetiva em especial daqueles marmanjos que hoje se encontram na fase dos 50 anos”, diz Edson Rontani Júnior, presidente do Instituto. A iniciativa é de A Tribuna Piracicabana e do IHGP, em comemoração ao primeiro cinquentenário de vida deste jornal que ainda é fiel com seu leitor, o qual está aculturado na leitura através do papel impresso. A versão digital também estará disponível no site do IHGP.
EVOLUÇÕES — Rontani lembra que, nas últimas cinco décadas, Piracicaba teve uma série de evoluções como a criação de diversos bairros ou perda de um deles (o hoje Município de Saltinho), criação de distritos industriais, vinda de shoppings centers entre outras mudanças. Para lembrar essas mudanças sociais, o IHGP e A Tribuna Piracicabana lançarão, até junho, edições mensais colecionáveis com a intenção de que estes cadernos sirvam de consulta futura.
Nesta primeira edição, destaque para o Carnaval de rua, a instalação da Unileste e a vida social através das locadoras. O estudo é feito por membros do Instituto, cada um lembrando de uma fase destes 50 anos. “Curioso é ver que uma eleição municipal demorava mais de uma semana para ter seus votos – em papel – contabilizados até os anos 1990 – lembra Rontani — sendo que a eleição do ano passado apontou o vencedor em questão de três horas”.
A intenção é mostrar como estas mudanças trouxeram novos comportamentos na sociedade, como, por exemplo, o surgimento do smartphone que engoliu tecnologias como o telex, o fax e outros. “Nossos agradecimentos ao jornalista Rontani, presidente da entidade, pelo apoio e colaboração constante em nossas colunas”, afirma Evaldo Vicente, diretor deste jornal nesse meio século.