ANO NOVO, CAPIAU NOVO
O jornal de humor CAPIAU., encarte de A Tribuna Piracicabana, está de volta. Editado por Érico San Juan, amplia suas fronteiras, trazendo cartunistas da Espanha e da Itália, alem dos piracicabanos e brasileios sempre presentes. Bom fim de semana, bom humor para todos! Conferir o tabloide de oito páginas.
BANDEIRAS
Várias fotos no gabinete do prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), registram a colocação errada da Bandeira do Brasil — o Pavilhão Nacional vai no centro e a do respectivo Estado vai à direita, seguindo a do Município à esquerda — e, esta semana, Francisco Duarte, chefe de Gabinete, tomou as providências. Os críticos, adversários ferrenhos, estavam aguardando ansiosamente que fosse resolvido. Feito.
QUADRANGULAR — I
Após eleger dois vereadores em Piracicaba — pastor Relinho (PSDB), atual presidente da Câmara de Vereadores, e pastor Edson Bertaia (MDB) —, o presidente estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular em São Paulo, pastor Toninho, já se prepara para mobilizar os votos dos piracicabanos em apoio aos eternos pastores deputados Jefferson Campos (PL), para a Câmara dos Deputados, e Carlos César, para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Normal, hoje em dia, em igrejas a ação político-eleitoral.
QUADRANGULAR — II
Este idoso e cansado Capiau escreve que os deputados Jefferson Campos e Carlos César são considerados “eternos” em suas posições devido à longa trajetória política. Jefferson Campos está em seu sexto mandato como deputado federal, enquanto Carlos César exerce seu quarto mandato como deputado estadual. Ambos têm sido consistentemente eleitos, em grande parte, graças ao apoio expressivo dos membros da Igreja do Evangelho Quadrangular no Estado de São Paulo. E basta.
MADUREIRA — I
Uma parte significativa dos votos recebidos pelo deputado estadual Alex Madureira (PL) na sua candidatura à prefeitura de Piracicaba em 2024 veio dos membros da Igreja do Evangelho Quadrangular. No entanto, essa base de apoio não deverá — sempre há as nuvens — respaldá-lo em 2026, porque buscará a reeleição no Palácio Nove de Julho.
MADUREIRA — II
Isso significa que Madureira buscará votos em outros segmentos ou em outras denominações cristãs. Assim é a política: um reflexo natural do processo eleitoral e da democracia. E Alex está, bem em segredo, desenhando sua estratégia.
MENTEN
José Otavio Menten, professor aposentado da Esalq, dos mais destacados estudiosos da área agronômica, foi vereador e comemora a atenção que é dada, hoje, ao ex-prefeito e ex-deputado estadual Francisco Salgot Castilon. “Salgot foi meu amigo, me estimulou na participação política”, conta, lembrando que, quando integrou o Poder Legislativo local, foi autor do projeto de lei que deu seu nome ao Museu da Água. Merecidamente.
DETALHES
São justamente esses pequenos detalhes que fazem a diferença em eventos oficiais e especialmente na etiqueta de representação pública. Que o diga o mestre de cerimônia Evandro Evangelista, especialista na área.