CALDEIRÃO POLÍTICO – CAPIAU

NO CAFÉ PARIS

O Café Paris foi o ponto de encontro com amigos de Piracicaba para uma prosa e, claro, um delicioso café. “Bom rever os amigos e conversar um pouco sobre a nossa cidade e comemorar o aniversário do presidente do Tavola Quadrada de Piracicaba, Thales Matos Filho”, afirmam. Na manhã de quinta-feira (16), lá estiveram, da esquerda para a direita, o ex-prefeito José Aparecido Borghese, Paulo Lucafó, Jorge, Thales Matos Neto, Fernando, o aniversariante do dia, Thales Matos Filho, Antônio Carlos Sarkis, Sérgio Chaim, Raul Gobeth, Roberto Rocha e Carlos Roberto Rodrigues (Esquerdinha). São tomadas, ali, as grandes decisões internacionais…

BORGHESE — I

Aliás, ontem (22), em crônica neste jornal, o político ítalo-brasileiro Fausto Guilherme Longo (MDB, no Brasil) cometeu um lapso, falha quase imperdoável, ao se esquecer do nome do ex-prefeito José Aparecido Borghese no movimento do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SIHP). “Foi o prefeito que mais apoiou o evento internacional enquanto ocupou a chefia do Executivo, além das suas ações como então vice-prefeito de Herrmann”, afirma Fausto Longo, nosso colaborador de tantos anos.

BORGHESE — II

Como vice do então prefeito João Herrmann Neto — que se renunciou para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, cuja campanha foi vitoriosa com seu apoio —, o ex-prefeito e empresário José Aparecido Borghese é uma das mais destacadas figuras da história política de Piracicaba e Região. A falha de Fausto, involuntária, fica registrada, na certeza deste idoso e cansado Capiau que isso não esconde, jamais, a contribuição de Borghese. E falhar, Fausto, é humano. Vamos em frente.

CÂMARA

Também o próprio Fausto Longo registra seu esquecimento, da mesma forma involuntária, da participação da Câmara Municipal de Piracicaba no incentivo ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SIHP), com o Poder Legislativo marcando presença nos acontecimentos históricos da cidade que adotou Luiz de Queiroz, Prudente de Morais e Mário Dedini como seus filhos. E como adotou, alegremente, o nosso senador e deputado federal ítalo-brasileiro Fausto Guilherme Longo.

REPASSE — I

Piracicaba recebeu cerca de R$ 7 milhões em recursos provenientes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O repasse foi realizado pelo Governo do Estado de São Paulo na terça-feira (21) e corresponde à arrecadação apurada entre os dias 13 e 17 de janeiro. Vale destacar que essas transferências ocorrem regularmente, todas as terças-feiras, contribuindo para o financiamento de projetos e políticas públicas nos municípios paulistas. Esses recursos desempenham um papel essencial no desenvolvimento local e no fortalecimento das finanças públicas municipais.

REPASSE — II

Os 645 municípios do Estado de São Paulo têm direito a 25% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) arrecadado pelo governo estadual. Esse montante é distribuído com base em critérios como população, receita tributária própria, renda gerada, entre outros fatores. Esses critérios garantem uma repartição justa e equilibrada dos recursos, considerando as características e necessidades específicas de cada município, contribuindo para o desenvolvimento regional e o fortalecimento das finanças públicas locais.

ZABUMBA

Esse idoso e cansado Capiau reconhece seus deslizes, afinal, errar é humano. Após utilizar as redes sociais para esclarecer que seu sobrenome é com “Z” de Zabumba, e não com “S” de Samoa, Paula Filzek já deixa no ar a promessa de novidades. Ficamos na expectativa para ver o que vem por aí! Nossas desculpas.

REPUBLICANOS — I

Já está praticamente certa a candidatura do empresário Erick Gomes para deputado federal. A grande expectativa agora é saber quem será seu companheiro de chapa na disputa por uma cadeira no Palácio Nove de Julho. Quem está conduzindo as articulações para oficializar as candidaturas pelo Republicanos é o presidente estadual da legenda, Vanderlei Giangrossi, com o respaldo do presidente nacional, Marcos Pereira.

REPUBLICANOS — II

A definição promete movimentar o cenário político e atrair ainda mais atenção para o partido. Aliás, é o partido do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, que está formando sua base tanto para a reeleição para o Palácio dos Bandeirantes, como também, se for o caso, concorrer para a cadeira presidencial, o que é menos viável.

CONTINUIDADE — I

Nas rodas de conversa na área central de Piracicaba, o assunto que mais repercute é a permanência de diversos nomes que integraram o governo de Luciano Almeida (PP) na atual gestão de Zanatta (PSD). Entre eles, destacam-se Carlos Beltrame, Reinaldo Pousa, Álvaro Saviani, Luciano Celêncio e Odair Melo, entre outros.

CONTINUIDADE — II

Os mais experientes em políticas públicas aguardam, no entanto, que essas figuras tragam mudanças efetivas de atitude e que não perpetuem a retórica negativa associada à gestão anterior. A expectativa é por uma administração mais eficiente e alinhada às necessidades da população, o que tem sido destaque nos pronunciamentos do prefeito Helinho Zanatta (PSD).

EDUCAÇÃO — I

Comenta-se que a Secretária Municipal de Educação, Juliana Vicentin, está trabalhando para colocar a casa em ordem. Um de seus primeiros atos foi renovar a parceria com o Sebrae, assegurando a continuidade do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Todos sabem que a pasta funcionou bem sob a administração do ex-prefeito Luciano Almeida.

EDUCAÇÃO — II

O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos tem, como objetivo, fomentar o potencial empreendedor dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, abrangendo crianças de 6 a 10 anos. A iniciativa busca estimular habilidades empreendedoras desde cedo, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional das futuras gerações. Ótimo, em frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima