CAPIAU POLÍTICO

PL PIRACICABA — I

O deputado estadual Alex Madureira é, efetivamente, apontado como o próximo presidente do Partido Liberal em Piracicaba, de acordo com rumores nos bastidores da política local. Para os observadores mais atentos à cena política da Noiva da Colina, os indícios são claros, apesar das nuvens. A Executiva Nacional do partido tem como objetivo fortalecer a posição de Madureira em Piracicaba, visando consolidar seu apoio político na região. Por isso, será também coordenador do PL na RMP (Região Metropolitana).

PL PIRACICABA — II

Além disso, a estratégia parece incluir a busca do apoio do prefeito Helinho Zanatta (PSD) para a candidatura de Madureira à reeleição em 2026. Essa articulação reforça os planos do partido de expandir sua base eleitoral e de consolidar alianças estratégicas para o futuro político de Madureira. E quem seria o candidato a deputado federal nesse entendimento?

TREVISAN JUNIOR

O vereador Laércio Trevisan Junior (PL) deve permanecer no partido, ao menos por enquanto. Tudo indica que ele não pretende mudar de legenda antes da abertura da janela eleitoral, já que tal movimento poderia levar o PL a reivindicar seu mandato. Claro que vai permanecer na legenda, mas é bom registrar — este idoso e cansado Capiau quer evitar injustiças — a contribuição histórica de Trevisan com o PL local. Se seus líderes são reconhecem, problemas deles.

GOMES — I

Após especulações sobre uma possível saída do presidente do Simespi, Erick Gomes, do Republicanos, diversas siglas começaram a convidá-lo para se filiar. Diante dessa movimentação, o presidente da legenda, Vanderlei Giangrossi, agiu rapidamente para garantir sua permanência no partido.

GOMES — II

Em suas redes sociais, Erick Gomes confirmou que continuará no Republicanos e anunciou sua intenção de disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2026, reforçando seu compromisso com a legenda e seus projetos políticos. Ótimo ser político que informa o que pensa em disputar.

REPUBLICANOS — I

Além de confirmar a permanência de Erick Gomes na legenda 10, Vanderlei Giangrossi parece decidido a não contar com a advogada Paula Filsek entre os integrantes do partido. Paralelamente, o deputado estadual Alex Madureira, agora líder do PL em Piracicaba, também parece ter deixado Filsek fora de sua lista de apoiadoras. São as nuvens…

REPUBLICANOS — II

Apesar das “nuvens escuras” e da iminência de “trovoadas” no cenário político, Paula Filsek continua buscando uma oportunidade no governo do prefeito Helinho Zanatta (PSD). No entanto, como é de praxe na política, o desfecho ainda é incerto. Vamos aguardar os próximos capítulos, pois, nesse meio, tudo pode mudar rapidamente, como as nuvens.

BARJAS — I

O ex-ministro da Saúde no governo FHC e ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, segue promovendo reuniões e encontros com figuras importantes das políticas públicas e de diferentes partidos. A movimentação sugere que ele pode estar articulando apoio para uma possível candidatura a uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília.

BARJAS — I

Recentemente, Barjas já se reuniu com lideranças do MDB, Podemos e, também, com dirigentes do seu próprio partido, o PSDB, indicando que as articulações estão em pleno andamento. Que continuem. E seria bom que tivesse uma definição em benefício do próprio eleitorado.

ZANATTA — I

Tudo indica que o prefeito Helinho Zanatta está nomeando os ocupantes dos cargos de primeiro, segundo e terceiro escalões aos poucos, quase como em prestações. A pergunta que fica é: será que vai levar todo esse tempo para a prefeitura começar a operar a pleno vapor? Nota-se, entretanto, que há pontos básicos que já está operando bem.

ZANATTA — II

Com experiência de sobra, força política e com vice de força — o médico Sergio Pacheco Junior (União-Brasil) —, Helinho Zanatta vai acelerando e colocando seu estilo na Administração Municipal de Piracicaba, que precisa de muito trabalho, ainda, para “desenrolar”, como promessa da sua campanha vitoriosa. Todos torcem para o bem de todos.

SEM FOME

O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), participou do programa “Bom Dia, Ministro” e disse estar muito otimista para o ano de 2025. Ele acredita na redução, ainda maior, da fome no país, e na melhora, cada vez mais significativa, das condições de vida dos brasileiros. “É o Brasil vencendo e, em três anos, saindo do Mapa da Fome. 2025 será o ano em que, pela segunda vez, com Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil sai do Mapa da Fome”, afirmou

MOBILIZAÇÃO

Após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), revogar o ato que ampliou a fiscalização e o monitoramento sobre o Pix no Brasil, a deputada federal Rosana Valle (PL-SP) repudiou o movimento do governo petista. Para a parlamentar, a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só voltou atrás após mobilização em massa da direita e de milhões de trabalhadores autônomos e informais – que passaram a temer uma possível invasão de privacidade e taxação da movimentação financeira, incluindo a do cartão de crédito.

ELENI

Alguns analisas da Política piracicabana questionam este idoso e cansado Capiau sobre a permanência da jornalista Eleni Dentro no setor de Comunicação de Piracicaba, pois entra e sai prefeito e lá permanece, como vai permanecer, certamente. A resposta é simples e fácil: competência é o que lhe sobra e ética o que não lhe falta. Em frente, pois.

NEÓFITO

Neófitos em Política e acostumados com política — a diferença está na letra maiúscula e minúscula “p” — pensam ou tentam ofender este idoso e cansado Capiau, que só fica triste em saber que há comportamentos assim. Esses neófitos não chegam aos 51 anos completos de circulação de A Tribuna Piracicabana e este colunista caminha durante as 24 horas, ininterruptamente. Estamos às ordens, senhor neófito de 49 anos incompletos. A Deus, todos os dias, pedimos sabedoria, sim.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima