Um dos principais pontos turísticos para quem deseja conhecer mais sobre a história e a cultura de São Pedro e região, o Museu Gustavo Teixeira, localizado no centro da cidade e administrado pela Secretaria de Turismo e Cultura, encerrou 2024 com números expressivos de visitação. Entre os meses de julho e dezembro, o espaço cultural recebeu 4.099 visitantes, um crescimento de 108,3% em relação ao ano de 2022, quando havia registrado 1.968 visitas antes de fechar para reformas.
As obras de modernização, que incluíram melhorias estruturais e de acessibilidade, resultaram na reabertura do museu em 2 de julho de 2024, marcando o início de uma nova fase para o equipamento cultural. Desde então, o aumento nas visitas agendadas e escolares foi um dos destaques: 1.096 alunos das redes municipal, estadual e particular do município passaram pelo espaço, representando um crescimento de 26,74% nesse tipo de público.
“O Museu Gustavo Teixeira tem um papel essencial como agente educativo e transformador social. Ele não apenas preserva a memória cultural, mas também integra atividades que promovem aprendizado, troca de conhecimentos e bem-estar para a comunidade. Nosso objetivo é que o museu seja um ponto de encontro para discussões que enriqueçam as práticas educacionais e culturais”, afirmou Luiz Fernando dos Santos, museólogo da Prefeitura de São Pedro.
RESTAURAÇÃO – A cerimônia de apresentação do Museu Gustavo Teixeira restaurado aconteceu no dia 2 de julho de 2024, com a presença do secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. A obra foi realizada com recursos do Dadetur e contrapartida do município.
A reestruturação do Museu incluiu a reforma do telhado e dos pisos, além da criação de uma reserva técnica, um local destinado à preservação do acervo que não está em exposição. O projeto de reforma também tornou o museu totalmente acessível. As obras no edifício histórico, tombado pelo Estado, deram especial atenção às necessidades de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O museu agora conta com rampas de acesso, elevador, pisos podotáteis e banheiro adaptado. Os espaços incluem áreas para exposições de longa duração, núcleo educativo e de museologia, sala de processamento técnico, reserva técnica, espaço para guarda do acervo bibliográfico e documental, além de áreas disponíveis para os visitantes.
As novidades incluem também monitoramento por vídeo e instalação de equipamentos para combate à incêndio.
Com as reformas concluídas e uma agenda cultural intensa, o Museu Gustavo Teixeira tem planos para 2025, com a expectativa de consolidar ainda mais sua relevância como espaço de referência para a cultura e educação na região, atraindo novos públicos e fortalecendo sua atuação como um espaço de transformação social e preservação histórica.
Os números de 2024 confirmam o sucesso desse novo momento do museu, que se reafirma como um local de memória viva e aprendizado contínuo, encantando visitantes e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural de São Pedro e região.