O secretariado de seu segundo mandato é formado por Marcelo Pinto de Carvalho (Saúde e Desenvolvimento Social),Fábio Pontes (Turismo e Cultura), Marcelo Vieira (Esporte e Lazer), Carlos Eduardo Mendes (Saaesp),Cássio Capellari (Justiça e interinamente Governo, Planejamento e Finanças), Samanta Bontorim (Educação) e Caio Piedade (Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos). Também foram anunciados os secretários especiais Rogério Bosqueiro Júnior (Meio Ambiente e Agricultura), Adriana Mariano (Desenvolvimento Social), Tatiane França (Atenção Básica) e Enrique Sotelo (Segurança Pública).
“São pessoas capacitadas que vão trabalhar em conjunto em busca da qualidade de vida que a população espera”, destacou o prefeito, acrescentando que as secretarias especiais são fruto da reforma administrativa já aprovada pela Câmara Municipal em sessão extraordinária realizada no dia 2.
Na reunião também foi apresentada a nova identidade visual da Prefeitura de São Pedro, com referências ao desenvolvimento, progresso e turismo. O slogan do governo 2025/2028 será “O futuro está aqui”.
O encontro que teve como principais objetivos o alinhamento da equipe e o relacionamento com a Câmara Municipal, destacou projetos prioritários para o governo, como o Araquá, que prevê um novo ponto de captação de água para abastecimento do município, garantindo a segurança hídrica para os próximos anos.
“Estamos aqui não para fazer mais do mesmo, mas para corrigir rotas, fazer ações com base em planejamento e consolidar nossa imagem de referência regional”, afirmou o prefeito.
LEGISLATIVO – Com a participação dos 13 vereadores – Adriano Vitor, Zé Henrique Correria, Daniel Sepulvida, Cri Duarte, Ondina, José Roberto de Moura, o Dudu, Luciano Mazzonetto, Albino Antunes, o Índio, Aldo Enfermeiro, Cláudio Ramos, Du Sorocaba, Robinho Pedrosa e Luiz Melado, a reunião com os representantes do Legislativo destacou a importância dos poderes trabalharem em prol de São Pedro.
“Estamos escrevendo a história da cidade com este novo mandato e preparados para fazer nosso melhor”, disse o prefeito. A iniciativa do encontro foi elogiada pelos vereadores. “É uma abertura importante para o trabalho em prol da cidade”, afirmou o vereador e presidente da Câmara, Adriano Vitor.
Confira o perfil do secretariado do prefeito Thiago Silva:
Secretaria de Turismo e Cultura
Fábio Pontes é formado em Turismo pela Faculdade Senac e pós graduado em Eventos (Senac) e Gestão de Pessoas (Unitau). Trabalhou no Grande Hotel Senac, unidades São Pedro e Campos de Jordão, além do Palace Hotel, em Poços de Caldas. Foi também secretário de turismo em Águas de São Pedro (2013/2016), presidente da Governança da Região Turística da Serra do Itaqueri (2017/2020) e secretário de Turismo de Brotas (2017/2024).
Secretaria de Educação
Samanta Alves Almozara Bontorim é pedagoga formada pela Unesp, pós graduada em Gestão e Supervisão Escolar pela Universidade Anhembi Morumbi e Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes. Foi professora, coordenadora e diretora de escola. Atuou como supervisora de ensino na Rede Municipal de Educação de São Pedro por 7 anos e desde 2021 é secretária municipal de Educação.
Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos
Luis Carlos Piedade, mais conhecido como Caio Piedade, começou a atuar no serviço público em 2001, em Charqueada. Foi fiscal de Obras e responsável pela elaboração de convênios. Foi diretor de Projetos e Convênios de Charqueada até 2012. Em São Pedro, atua desde 2013 e desde maio de 2015 exerce a função de secretário municipal de Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos, responsável pela execução de vários serviços e ações na cidade, além de ser responsável pelos convênios firmados nas esferas estaduais e federais tais como Secretaria de Turismo do Estado – DADETUR, Secretaria de Relações Institucionais, Ministério das Cidades, Ministério do Turismo, dentre outros.
Secretaria Especial de Meio Ambiente e Agricultura
Rogério Bosqueiro Júnior é engenheiro agrônomo com concentração em Administração e Economia e Licenciado em Ciências Agrárias pela Esalq/USP. Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais (Poli/USP); em Gestão Pública (Insper) e em Marketing (Esalq/USP) e Pós graduando em Gestão de Projetos (Esalq/USP). Atua desde 2021 como coordenador de Meio Ambiente, onde liderou a implantação do Viveiro Municipal, do Centro de Educação Ambiental e dos Ecopontos Municipais. Mobilizou a elaboração participativa dos Planos Municipais de Educação Ambiental, de Mata Atlântica e Cerrado, de Resíduos Sólidos e de Arborização Urbana. Coordenou também a readequação do antigo Ecoponto Municipal, a restauração de mais de 15 hectares de florestas ao lado do Projeto Corredor Caipira e a promoção do Curso de Qualificação de Educadores Ambientais, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
SAAESP
Carlos Eduardo de Souza Mendes é funcionário público desde 1997. Atuou na Prefeitura de São Pedro entre 1998 e 2003 e em seguida foi para o Saaesp,. Entre 2010 e 2016 trabalhou no Departamento Técnico e de fevereiro de 2017 a dezembro de 2020, foi coordenador de Água e Esgoto. Em janeiro de 2021, foi responsável por obras e fiscalização de serviços do Departamento de Água e Esgoto e entre janeiro de 2022 e dezembro de 2024 foi coordenador geral da autarquia. Com experiências em diversos setores, Eduardo foi o responsável pela implementação de medidas que garantiram otimização e agilidade na prestação do serviço público.
Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social
Marcelo Pinto de Carvalho exerceu o cargo de secretário de Saúde e Ordenador de Despesas na mesma secretaria da Prefeitura de Piracicaba. Atuou como assessor em Gestão de Projetos de Saúde e Políticas Públicas e Ordenador de Despesas nas Secretarias de Saúde, Finanças e Obras, também em Piracicaba. É advogado, contabilista, especialista em Direito Tributário – UNIMEP, possui Extensão em Processo Trabalhista ESA/OAB-SP. Atuou como consultor da Confederação Nacional da Indústria – CNI e como docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/SP e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/SP.
Secretaria especial de Atenção Básica
Tatiane Janaina de Almeida França é enfermeira formada há 15 anos pela Faculdade UNINOVE, pós-graduada em Atenção Primária à Saúde,com ênfase na Saúde da Família, Saúde Pública e Enfermagem do Trabalho. Dedicou seis anos à Estratégia Saúde da Família em Anhembi/SP, promovendo ações integradas de cuidado à saúde. Atuou como coordenadora de Enfermagem na Unidade Básica de Saúde São Dimas, em São Pedro, destacando-se pela gestão eficaz e liderança. Atualmente exerce o cargo de Gerente de Atenção Básica de São Pedro, comprometida com a melhoria contínua dos serviços de saúde e o atendimento de qualidade à população.
Secretaria especial de Desenvolvimento Social
Adriana Maria Rodrigues Mariano é formada em Serviço Social e começou a atuar na área em 1992, na Prefeitura de Torrinha. Está no serviço público de São Pedro desde 1994. Foi secretária municipal da Assistência Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade e desde 2013, atua como coordenadora de Desenvolvimento Social, responsável por ações como plantão social, elaboração do Plano Municipal de Assistência Social, Censo SUAS (Sistema Único de Assistência Social), levantamento para a regularização fundiária dos bairros Nova São Dimas I e II, Praia Branca, Prainha e rua Renato Bonfiglio, implantação do serviço socioassistencial no bairro Theodoro de Souza Barros, entre outros.
Secretaria de Justiça e Secretaria de Governo, Planejamento e Finanças
Cássio Hellmeister Capellari é formado em Direito pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), foi vereador em São Pedro nos períodos 2004/2008, 2013/2016 e2017/2020, presidente da Câmara de São Pedro nos biênios 2013/2014 e 2019/2020; Procurador Jurídico da Câmara de Águas de São Pedro em 2009/2010; secretário de Justiça de São Pedro no período 2021/2024 e secretário interino de Turismo de São Pedro de abril a dezembro de 2024.
Secretaria Especial de Segurança Pública
Enrique Roberto Barraco Sotelo
O futuro secretário de Segurança do município de São Pedro é um profissional comprometido com o bem-estar da comunidade e a promoção da segurança pública. Com uma trajetória que inclui a assessoria ao ex-prefeito Helinho Zanatta e a direção da área de saúde no município de Charqueada, traz uma perspectiva ampla e uma abordagem colaborativa para a gestão pública.
Secretaria de Esporte e Lazer
Marcelo Eugênio Vieira tem experiência de 32 anos na área de Educação Física, com ênfase em projetos esportivos educacionais. Foi secretário de Esportes e Lazer em Águas de São Pedro (1996) e São Pedro (1997/2000 e 2009/2012). Graduado em Educação Física pela Unimep e com mestrado em Ciência do Movimento pela Unesp, é o atual coordenador pedagógico local da parceria entre o Programa Atleta do Futuro, do Sesi/SP e a Prefeitura de Águas de São Pedro. Sua formação é voltada ao desenvolvimento de projetos de formação e capacitação de professores, ações físico-esportivas para crianças, jovens, adultos e melhor idade, além de atuar como professor nas redes pública e privada de Educação.