SECRETARIADO
O prefeito Luciano Almeida (PP) faz última reunião do ano e do seu mandato, confraterniza-se, agradece e se alegra pelo que, com apoio do seu secretariado, conseguiu fazer por e para Piracicaba. “Trabalho sério”, assim resume os seus quatro anos no comendo do Edifício do Centro Cívico, do décimo andar, cuja cadeira será ocupada pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD), a partir de 1º de janeiro.
CALMARIA
Com o recesso parlamentar desde 16/12 e o recesso da Câmara desde 18/12 – com o merecido descanso aos servidores, de carreira, comissionados e terceirizados, e estagiários da Casa –, o clima no edifício Prudente de Moraes de calmaria, mesmo que aparente. Tudo recomeça no dia 1º de janeiro, com a posse do prefeito, vice e nova Legislatura da Câmara às 10h e, na sequência, já a partir das 11h, está agendada a eleição da Mesa Diretora.
RACHA — I
Ainda repercute nos bastidores políticos o áudio enviado pelo vereador reeleito Laércio Trevisan Júnior (PL) ao prefeito eleito Helinho Zanatta (PSD). No áudio, o parlamentar anuncia um rompimento total com o novo governo, que ainda não tomou posse. A decisão de Trevisan foi motivada pela coletiva de imprensa em que Zanatta divulgou os nomes da maioria dos integrantes do seu secretariado. As escolhas não agradaram o presidente do PL de Piracicaba, gerando tensão e descontentamento por parte do vereador reeleito.
RACHA — II
Este idoso e cansado Capiau já destacou a possibilidade de o vereador Laércio Trevisan Júnior perder a presidência do PL em Piracicaba — o que é difícil, no momento. Se ocorrer, o cargo deverá ser assumido pelo deputado estadual Alex Madureira (PL), ex-candidato a prefeito de Piracicaba e relator do orçamento do Estado. Sua atuação como relator pela terceira vez evidencia sua força política e alinhamento com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), consolidando sua liderança dentro do partido.
FORÇA — I
Os pastores Antônio Carlos Stefan (Pastor Toninho da Quadrangular) e Dilmo dos Santos (pastor presidente da Assembleia de Deus) perderam força política? Nos bastidores, comenta-se que os líderes religiosos não conseguiram emplacar nenhum nome no secretariado do prefeito eleito Helinho Zanatta. A situação levanta questionamentos sobre a influência política de ambos. Seriam apenas “coisas da política” ou um sinal de mudança no jogo de poder?
FORÇA — II
Comenta-se que o pastor Toninho está concentrando esforços para garantir a presidência da Câmara de Vereadores ao reeleito pastor Rerlison Rezende (Pastor Relinho), do PSDB, e “representante” da Igreja do Evangelho Quadrangular. A dúvida que permanece é: será que Relinho, mesmo sendo do partido de Barjas Negri, conseguirá vencer a disputa pelo comando do legislativo piracicabano?
NUVENS
Mesmo sendo do partido do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), conseguirá vencer a disputa pelo comando do Poder Legislativo? A pergunta fica, só Deus sabe, e as nuvens vão de um lado de um jeito para outro lado de outro jeito…
ERICK GOMES — I
O presidente do Simespi, Erick Gomes, foi entrevistado no programa Fato em Foco, apresentado pelo jornalista Maurício Ribeiro, para TV Metropolitana. Durante a ótima conversa, ele compartilhou detalhes de sua trajetória empresarial e, inevitavelmente, comentou sua pré-candidatura a deputado federal para as eleições de 2026. Erick Gomes colocou seu nome à disposição de Piracicaba e da região, destacando seu compromisso em representar os interesses da comunidade e promover o desenvolvimento local. Detalhe: quem define é o Diretório Estadual do partido a que estiver filiado.
ERICK GOMES — II
Erick Gomes foi enfático ao afirmar que é candidato e que trabalhará intensamente, com dedicação total, para conquistar a vitória nas eleições de 2026. Apesar de ainda não ter definido por qual partido irá concorrer, Erick deixou claro que está aberto ao diálogo com todas as legendas. Durante a entrevista, ele destacou a necessidade de os políticos dedicarem mais atenção e cuidado a Piracicaba, reforçando que a população é, de fato, a verdadeira “patroa” dos representantes eleitos.
ERICK GOMES — III
Informações dos bastidores políticos e de pessoas próximas a Erick Gomes garantem que toda essa movimentação está sendo coordenada por alguém identificado apenas como “Rafael”. Embora sua identidade não esteja totalmente clara, acredita-se que ele tenha sido o principal articulador por trás do fortalecimento desse projeto nos círculos políticos. Isso é bom.
ERICK GOMES — IV
Erick está em viagem com a família e deve retornar a Piracicaba próximo ao dia 10 de janeiro. Na ocasião, ele planeja retomar as conversas e finalizar a formação de sua equipe de apoio. Com todo esse cenário, Erick se posiciona como um nome forte e bom concorrente nas eleições de 2026. Vamos esperar os acontecimentos, mas é bom lembrar sempre que as nuvens circulam.
PERGUNTA
Um leitor formaliza a pergunta, simples: “O Capiau notou que, após o segundo turno das eleições, as antenas da EPTV, situadas no alto do elevador da Ponte do Mirante e ao que parece no alto do Edifício da Prefeitura, deixaram de exibir imagens de Piracicaba, quando das previsões do tempo?”. Seria coincidência?