A Rede de Supermercados Pague Menos, presente em 21 cidades do interior de São Paulo com 37 lojas físicas e e-commerce, vai além do varejo alimentar. Seu compromisso está em contribuir ativamente para o desenvolvimento social das comunidades onde atua, promovendo o consumo consciente e saudável por meio de apoios, patrocínios e iniciativas como o projeto “Economizando com a Família”. Em 2024, a ação alcançou sete edições e impactou positivamente a vida de 256 alunos.
O projeto aconteceu nas lojas de Mogi Guaçu, São João da Boa Vista, Americana (São Domingos), Santa Bárbara d’Oeste (Cidade Nova), Piracicaba (Vila Rezende), Valinhos e Itu. O intuito é realizar nos municípios de atuação da Rede de Supermercados Pague Menos, proporcionando experiências marcantes e significativas aos participantes.
Os alunos participantes foram recebidos pelo time de Marketing, que conta um pouco da história da Rede. Na sequência, o projeto foi enriquecido pela orientação das nutricionistas da Rede, Bárbara e Jéssica. Depois, conheceram o depósito e os corredores das lojas, acompanhados pelos profissionais do Pricing, Bruna, Carina, Daiane, Guilherme, Isabela, Kherly e Odete que compartilharam valiosos conhecimentos sobre a jornada de compra e a tomada de decisões.
Cada aluno recebeu um cartão vale-compra, fornecido pela Rede de Supermercados Pague Menos, para realizar suas compras, tornando a experiência ainda mais real. Ao ver e colocar em prática o que foi aprendido, os estudantes puderam internalizar melhor as informações. Além de ampliar a compreensão e a retenção dos conteúdos, essas atividades preparam os alunos para enfrentarem desafios práticos e desenvolverem habilidades essenciais para suas carreiras e vidas pessoais.
A educação financeira é o pilar central do projeto Economizando com a Família, oferecendo às crianças, adolescentes e jovens uma visão prática sobre a importância de planejar seus gastos e refletir sobre seus desejos. Essa abordagem não apenas desenvolve habilidades cognitivas, mas também fortalece aspectos como autonomia, organização, bem-estar e segurança. No contexto das compras, o Economizando com a Família ensina, de forma interativa, conceitos como planejamento financeiro, consumo responsável e o valor do dinheiro. Além disso, reforça conteúdos matemáticos e financeiros, promovendo habilidades sociais e de tomada de decisão que serão úteis ao longo da vida.
Fabio Cecon, gerente de Marketing e Comunicação da Rede de Supermercados Pague Menos, ressalta a importância do projeto. “Nosso objetivo é contribuir com a decisão, com a escolha, com a comunicação e com a escuta dos alunos. Eles participam ativamente de todas as etapas, aprendendo e descobrindo a importância da pesquisa e da construção do conhecimento, habilidades essenciais para sua formação”, explica. “Durante a atividade, os alunos receberam um cartão vale-compra carregado para realizar suas compras. Para deixar a experiência mais real, utilizaram carrinhos infantis durante a jornada de compra”, finaliza Cecon.
Para 2025, a proposta do projeto é ampliar a realização de sete para 10 edições, priorizando as cidades que ainda não receberam. “Realizamos um estudo detalhado nas cidades onde atuamos. Em seguida, entramos em contato com as Secretarias de Educação locais, apresentando o projeto e avaliando o interesse na parceria. A seleção das escolas participantes é feita em conjunto, garantindo que o projeto atenda às necessidades educacionais da comunidade”, Complementa Fabio Cecon.