‘Jornalismo Sustentável’ – 1º Prêmio Mirante reconhece profissionais por reportagens

Foram premiados trabalhos nas categorias Jornalismo Impresso, Radiojornalismo e Webjornalismo – foto: Divulgação

O encerramento do 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável ocorreu na segunda-feira (16) com a premiação de quatro jornalistas de Piracicaba, nas categorias Jornalismo Impresso, Radiojornalismo e Webjornalismo. Os trabalhos deveriam estar relacionados aos seguintes temas: Mudanças climáticas e segurança hídrica; Impacto social e avanço do esgotamento sanitário no desenvolvimento urbano sustentável; Boas práticas e iniciativas voltadas à educação, cultura e participação da sociedade no uso consciente da água, cuidados com a rede de esgoto e com a preservação do meio ambiente; e Cases e ações inovadoras no manejo de resíduos em prol da preservação ambiental.

Na categoria Jornalismo Impresso, a vencedora foi a jornalista Eliana Teixeira, com a reportagem “Piracicaba (SP): programa incentiva restauração da vegetação nativa e preservação de nascentes em 21 hectares de APPs”. Na categoria Radiojornalismo, a premiada foi a jornalista Lílian Geraldini, com o trabalho “Cuidar do que é nosso – meio ambiente e Rio Piracicaba”. Já em Webjornalismo, foi premiada a dupla de jornalistas Rafael Bittencourt e Cláudia Assencio, com a reportagem “Conheça estrutura de saneamento da USP de Piracicaba, alternativa em períodos de seca que possibilita segurança alimentar”.

O 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável foi lançado no mês de junho deste ano com o objetivo de fomentar na região a produção de conteúdo trazendo mais luz para toda a temática que envolve saneamento básico, impacto social e desenvolvimento sustentável.

“Estimular a produção de reportagens sobre saneamento e sua relação direta com a preservação do meio ambiente, saúde pública, desenvolvimento urbano e inclusão social é a resposta que a Mirante dá para a sociedade em um momento em que temos a responsabilidade de promover a conscientização, ampliar o conhecimento, o interesse e, consequentemente, as boas práticas no cuidado e na relação com como o meio ambiente e com os nossos recursos naturais”, afirmou a coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social a Mirante, Andréia Ferreira.

Para a diretora executiva da Concessionária, Isabelly Gonçalves, “O prêmio tem também o objetivo de reconhecer o trabalho dos jornalistas na difusão de ações, ideias e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável com foco especial na proteção do meio ambiente.”

COMISSÃO JULGADORA – Além de Andréia Ferreira, avaliaram os trabalhos apresentados no 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável o diretor-presidente da Mirante, André Borges; o jornalista Felipe Ferreira, representando a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba); e a pós-doutoranda Juliana Vicentini, representando a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). O prêmio contou com a parceria das duas instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima