Na Santa Casa de Piracicaba, um grupo dedicado atua de forma voluntária, silenciosamente, criando um impacto significativo na vida de muitas famílias. As Vicentinas têm se empenhado, ao longo de 44 anos, na confecção de enxovais para recém-nascidos, fornecendo um apoio que vai além do material. Na última quarta-feira, 11, a mesa Diretora e Administrativa da instituição prestou homenagem a este, que é o grupo voluntário mais antigo em atuação ininterrupta no Hospital.
Durante o evento, a presidente do grupo, Maria Lucia Rossi Borges, enfatizou a importância desse trabalho contínuo, que a cada ano se renova e que vai além das peças confeccionadas e doadas às famílias em situação de vulnerabilidade social. “Nosso grupo atua com amor. Esses enxovais e também as cestas de higiene que montamos representam esperança para essas famílias. Essas peças são um toque de carinho em um momento tão especial”, declarou ao enfatizar que tudo isso é possível, graças ao apoio que o grupo sempre recebeu da Santa Casa. “Nós só temos a agradecer a direção deste hospital maravilhoso, que sempre nos acolheu e que nos oferece toda estrutura para que possamos trabalhar”.
Além das peças de enxoval e dos itens de higiene que confeccionam, montam e entregam, a equipe das Vicentinas recentemente começou a costurar almofadas em formato de estrelas, uma ideia da equipe de enfermagem para acolher mães que enfrentam a perda de natimortos. Elas também incluíram a produção de bolsas para drenos a pacientes ostomizados.
Vanda Petean, administradora da Santa Casa, expressou profunda gratidão, destacando o papel essencial das Vicentinas. “É uma alegria imensa prestar esta homenagem em mais um ano dessa importante parceria que começou há 44 anos, com a implantação do então provedor o comendador Antônio Romano, e que se mantém firme. O que vocês fazem para as mães que têm seus bebês na Santa Casa, sendo que muitas delas não têm uma peça de roupa para vestir no filho, é de um valor inestimável”, disse ela, ressaltando a importância desse grupo e desse gesto altruísta.
“Esse grupo é o reflexo do amor, generosidade, desprendimento e da empatia, que se traduzem em ações que aquecem corações e transformam vidas. A vocês nossa eterna gratidão”, finaliza a administradora do hospital.