Águas de São Pedro recebe selo prata por gestão na área da saúde

O Selo Prata é um selo de acreditação e tem fundamental importância na consolidação dos números da saúde

A saúde de Águas de São Pedro segue batendo recordes e números de excelência. O Grupo Desenvolve, órgão de consultoria que avalia os índices da saúde em diversos municípios brasileiros, concedeu nota 80,5 aos serviços públicos prestados na estância. O Selo Prata é um selo de acreditação e tem fundamental importância na consolidação dos números da saúde.

O estudo é desenvolvido a partir de três pilares: panorama municipal, instrumentos de planejamento no SUS e credenciamento e rede assistencial.

Os indicadores avaliam o número de pessoas cobertas pelas equipes de Atenção Primária à Saúde, a organização e definição do plano de ações e metas em saúde, os cadastros das equipes dentro das regras do Ministério da Saúde, o número de cadastros válidos no município que revelam a capacidade da gestão de reconhecer as pessoas do território e os atendimentos médicos.

“Águas de São Pedro conta com uma rede organizada e forte quando o assunto é atender de forma adequada os munícipes. As consultas são regulares, bem como todo o serviço de urgência e emergência. Também investimos forte nas visitas domiciliares e, assim, criamos este mecanismos de ir até o paciente. São ações que certamente contribuem para a evolução da área da saúde”, disse o prefeito João Victor Barboza.

Previne Brasil impulsiona Águas – O Programa Previne Brasil contribuiu sobremaneira para o impulsionamento da qualidade no setor de saúde de Águas de São Pedro. A última nota obtida pelo município (o índice é medido pelo próprio governo federal) foi de 9,5 no último quadrimestre. Isso demonstra aperfeiçoamento constante das práticas de atendimento e do foco na melhoria contínua.

O Previne Brasil é um novo modelo de financiamento à Atenção Primária à Saúde (APS). Este novo modelo altera a forma de distribuição de recursos federais com o objetivo de ampliar os atendimentos da Atenção Primária, responsável por ser a porta de entrada para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.

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