No último sábado, dia 7, a Câmara Municipal de São Pedro foi sede da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente. Com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, o evento, que reuniu aproximadamente 70 pessoas, contou com a participação de especialistas, agentes públicos, representantes da sociedade civil e da iniciativa privada dos municípios de São Pedro, Águas de São Pedro, Brotas, Charqueada, Santa Maria da Serra e Torrinha.
De acordo com o anfitrião da conferência, o coordenador de Meio Ambiente de São Pedro, Rogério Bosqueiro Júnior, a programação foi um marco histórico para a região. “Saímos com propostas consistentes e um plano claro para fortalecer nossa resiliência climática e promover transformações ecológicas efetivas. Esse é o início de uma ação coletiva que pode servir como referência para outras regiões”, declarou.
Após a palestra de Eduardo Prado Gutiérrez, pesquisador de doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Unicamp, o encontro foi aberto para debates qualificados e a criação de propostas estratégicas para enfrentar os desafios da crise climática. “Com o evento, a região reafirma seu compromisso com o meio ambiente e se posiciona como exemplo no enfrentamento dos desafios impostos pelas mudanças climáticas”, ressaltou Bosqueiro.
Grupos técnicos – Divididos em cinco eixos, os participantes formaram grupos, discutiram e apresentaram duas propostas cada, conforme os seguintes temas: Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática, Mitigação e Governança e Educação Ambiental.
A criação de viveiros de mudas nativas regionais por meio de linhas de financiamento e de ações integradas com comitês de bacias para fomento da restauração ecológica de propriedades rurais e arborização urbana todas sustentadas pela participação ativa da sociedade e amparadas por leis sólidas, foi uma das propostas do grupo Transformação Ecológica.
Os participantes do eixo Justiça Climática, por exemplo, sugeriram garantir que os Planos Diretores não desprezem áreas periféricas e vulneráveis, promovendo a equidade e assegurando que o planejamento urbano e rural inclua infraestrutura básica e proteção ambiental adequadas para essas comunidades por meio de projetos estratégicos e extensão rural.
Um das propostas do grupo de Mitigação foi criar um modelo de selo verde, com normas específicas para cada setor produtivo, incentivando a adoção de práticas sustentáveis. A medida incluirá auto fiscalização pela empresa, com acompanhamento contínuo pela Prefeitura. Empresas que se adequarem poderão obter benefícios fiscais, enquanto aquelas que não se ajustarem terão restrições e incentivos fiscais.
Delegados eleitos – Na Conferência foram definidos 30 delegados para representar a região e levar as propostas na próxima etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Em São Pedro foram eleitos: Paula Gonçalves da Fonseca e Souza, Edson Keller, Aguinaldo Dalmaso, Vanessa Vermaas (sociedade civil); Rogério Bosqueiro Jr. (poder público); Daniela Veras, Everlysy Messas Valerio (iniciativa privada).
Em Águas de São Pedro: Elizete Cristina Aguiar, Maíra Eli Adorno (sociedade civil); Igor Pereira Rodrigues (poder público); Adherbal Marconato, Bianca Túlio de Queiroz (iniciativa privada). Charqueada: Ijuciara Fernandes, Marcelo Éric de Almeida Santos (sociedade civil); Paola Mandetta Tokumoto (poder público); Everton William Volpato (iniciativa privada).
Em Santa Maria da Serra: Sandra Pereira (sociedade civil); Roberto Miranda (poder público); Reginaldo Tech (iniciativa privada). Torrinha: Daniel de Souza Jacomelli, Luiz Augusto Pacheco (sociedade civil); Anderson Tiago Vasselo (poder público); Beatriz Sousa Savio (iniciativa privada).
Em Brotas: Fabio Lenci de Souza, Andreia Reis, Luiz Fernando Braz da Silva, Marcelo Silva (sociedade civil); Luciana Jesus (poder público); Yam Rabello, Monica Gasparini (iniciativa privada). Em Torrinha: Daniel de Souza Jacomelli, Luiz Augusto Pacheco (sociedade civil); Anderson Tiago Vasselo (poder público) e Beatriz Sousa Savio (iniciativa privada).