A equipe Xexo Racing foi a grande vencedora da 4ª edição do Gravity Car, realizada no último sábado, 23, no campus da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep). Ela obteve 244 pontos na classificação geral, seguida da equipe InSharKar que conquistou 230 pontos na 2ª colocação e da Droga é o Braia, com 223 pontos na 3ª colocação.
O evento, que contou com a participação recorde de 39 equipes formadas por alunos da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Colégio Cotip e outras faculdades, desafiou os participantes a construir um veículo sem motor, movido apenas pela aceleração da gravidade, que cruzasse a linha de chegada em menor tempo, após largada de uma rampa de três metros de altura.
Além da competição do Gravity Car, a programação contou com outras atrações, como exposição de carros antigos, a participação da GRT, empresa especializada em Drift formada por ex-alunos da EEP, food-trucks e a presença da Ford Brasil com um estande onde ficaram expostos os veículos Mustang Mach-E e o Maverick Hybrid.
O professor André de Lima, um dos coordenadores do evento, disse que “a competição do Gravity Car está se tornando cada vez maior, pois é um verdadeiro teste de habilidade, inovação e criatividade, que exige dos alunos participantes conhecimentos que envolvem conteúdos interdisciplinares atrelados aos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica”.
Os critérios avaliados pela comissão organizadora junto aos veículos inscritos foram projeto, estética, ergonomia, controle e segurança, criatividade, ladeira abaixo e super-prime (mata-mata). Os três primeiros colocados receberam premiação especial, sendo mil reais para o vencedor, 500 reais para o 2º colocado e 250 reais para o 3º colocado.
EQUIPES – a equipe ganhadora Xexo Racing foi formada pelos seguintes alunos da EEP: Lucas Xavier Moraes, Matheus Carvalho da Silva, Leonardo Vitti Pavanelli, Enrico Formigari Furlan, Gabriel dos Santos Lopes, Vitor Ferreira Brito, Vitor Ferreira da Costa e Breno Melotto Lario.
A 2ª colocada, InSharKar, formada por alunos do IFSP, contou com João Pedro Destri Salgado, André Malosso Junior, Camila Carlos das Neves, Arthur Henrique Marcon, Cauê Rizatto Brandão, João Pedro Chagas Mineli, Pedro Henrique Buzzo e Nicole Spinola Albertini.
A 3ª colocada, Droga é o Braia, também formada por alunos da EEP, competiu com Matheus Defavari Rodrigues, Lucas Lopretti Guarda, Pedro Peruche Droghetti, Helisson Santos de Sousa, Augusto Forti Cristofoletti, Gabriel Serafim de Almeida, Mari Vitoria Nishizima e Gabriel Henrique Arioso Cavalcante