As provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2024 foram aplicadas ontem (13) para mais de 7.000 alunos dos 2º e 5º anos do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Piracicaba. A prova avaliou conteúdos de língua portuguesa e matemática, e foi realizada em formato impresso, com duração de 3h30, dentro do horário de aula regular dos alunos.
O objetivo da prova é produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, auxiliando gestores no acompanhamento da qualidade educacional. Os resultados estão previstos para o início de 2025, e vão compor o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que mede a qualidade da educação nas escolas públicas paulistas e orienta ações pedagógicas para a melhoria contínua do ensino.
O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, destacou a importância dessa avaliação para a Rede Municipal. “A participação no Saresp é uma oportunidade para conhecermos, com precisão, o estágio de aprendizagem dos nossos alunos em disciplinas fundamentais como língua portuguesa e matemática. Esses resultados serão essenciais para direcionarmos ações pedagógicas específicas, fortalecendo nossa busca pela excelência educacional e pelo desenvolvimento dos estudantes da nossa rede.”