Evento convocado pelo vereador Pedro Kawai (PDSB) discutiu as inúmeras podas de árvores, pela CPFL, nas proximidades de fiações elétricas e de telefonia
Audiência pública sobre as podas de árvores em Piracicaba, especialmente as localizadas próximas às redes de fiação elétrica e de telefonia, foi realizada na terça-feira (12), no Plenário da Câmara Municipal de Piracicaba. O evento contou com transmissão ao vivo pela TV Legislativa nos canais 4 da NET, 9 da Vivo e 11.3 na TV aberta, além das redes sociais e do site oficial do Legislativo.
Durante quase duas horas, foram debatidas legislações e procedimentos adotados pela administração municipal no atendimento às demandas de poda de árvores, que nem sempre cobrem plenamente as necessidades da cidade. Como encaminhamento final, destacou-se a importância de novas reuniões entre o poder público, entidades ambientais e a CPFL para tratar do universo de aproximadamente 1300 árvores consideradas problemáticas no município.
Participaram da audiência o secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Ronaldo Delfini Cançado, o consultor de relacionamento com o poder público da CPFL, Gerivaldo de Jesus Nunes, e a secretária municipal de Governo, Tássia Elisa Espego Masiero Pires. Também estiveram presentes representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), da Defesa Civil de Piracicaba e das empresas de telefonia TIM, Vivo, Claro e Desktop.
A audiência foi convocada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do requerimento 1076/2024, com o objetivo de obter informações sobre o cronograma e as práticas de podas de árvores na cidade, especialmente em áreas próximas a redes elétricas e de telefonia, visando prevenir problemas como os registrados recentemente na região metropolitana de São Paulo, onde quedas de árvores durante tempestades causaram interrupções no fornecimento de energia.
O vereador Pedro Kawai ressaltou a relevância do tema, observando o aumento de demandas diárias que chegam à Câmara, e relatou que seu gabinete recebeu inúmeros pedidos de poda após os problemas enfrentados em São Paulo, onde quedas de árvores deixaram parte da população sem energia. Fotos de árvores problemáticas em Piracicaba foram exibidas, com destaque para locais como a avenida Luciano Guidotti e as ruas Augusto Teixeira, Mário Sturion e Fagundes Varela.
A representante da CPFL, Talita Pinotti, abordou o papel da empresa na prevenção de interrupções no fornecimento de energia, reforçando a parceria com os municípios para prevenir problemas semelhantes aos que afetaram mais de 2 milhões de imóveis na capital paulista, onde aproximadamente 50% das falhas resultaram da queda de árvores. Ela também destacou o trabalho em parceria com a Defesa Civil para monitorar áreas de risco.
“Somos a terceira maior distribuidora de energia no país, com destaque na frequência e duração de fornecimento para mais de dois milhões de clientes. Atendemos 234 municípios, e, neste ano, com 5 milhões de clientes, buscamos fornecer conforto e segurança. Em Piracicaba, foi inaugurada uma nova estação na região do Vale do Sol”, declarou Talita.