Com base nos números preliminares do fechamento do primeiro semestre de 2020, a Hyundai aparece em quatro lugar, com um total de 63.282 unidades comercializadas. O resultado representa retração de 36.4% em relação ao mesmo período de 2019, mas deve indicar desempenho acima da média do mercado total, que pode fechar com queda de cerca de 40%. O ganho de posições da Hyundai, frente à retração da economia nacional por causa da pandemia da Covid-19, é expressivo uma vez que a marca estava em sétimo lugar no acumulado de janeiro a junho do ano passado.
Essa é a segunda vez que a Hyundai ascende significativamente em momentos de crise. A primeira foi no fechamento do ano de 2016, quando a montadora sul-coreana quebrou uma hegemonia de 40 anos das marcas tradicionais no País, terminando também em quarto lugar, com uma queda de apenas 3,5%, frente à uma retração do mercado total da ordem de 20%.
“Quando o mercado automotivo sofre com a retração da economia e o volume cai para todas as marcas, a Hyundai cai menos. Entendemos que isso é um atributo de nossos produtos, pois acabam sendo a escolha daqueles que seguem comprando, de maneira mais racional, considerando o retorno do investimento, a garantia mais longa, de cinco anos, a qualidade e a tecnologia embarcada”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.
O compacto HB20, que teve sua nova geração lançada no final de 2019, também retornou ao posto de segundo carro mais vendido no País durante este primeiro semestre, com 29.924 unidades comercializadas. O modelo havia terminado o ano passado na terceira posição. Importantes entregas para locadoras seguiram sua programação ao longo dos seis primeiros meses do ano e vendas ao consumidor final, que representaram mais de 80% do volume total, puderam ser viabilizadas graças a ferramentas digitais que preservaram o distanciamento social em tempos de pandemia.
No caso do SUV compacto Creta, o modelo fechou o primeiro semestre em terceiro lugar na categoria, com 16.696 unidades comercializadas. A proporção de vendas para cliente final foi de mais de 94%, a maior entre os principais SUVs do País. Em maio, foi realizada a primeira venda de Creta para locadoras desde seu lançamento, há 3 anos, com 400 unidades entregues à Movida Aluguel de Carros.
As duas famílias de modelos fabricados em Piracicaba (SP), HB20 e Creta, responderam por 59.168 unidades, o que equivale a 94% do total comercializado pela Hyundai no período. Desse volume, 72% provém das variações de HB20, HB20S e HB20X e 28% das versões de Creta.
Hyundai fecha semestre entre as quatro maiores
3 de julho de 2020