Os 60 anos de existência da república estudantil Gato Preto, formada por alunos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), foram celebrados com a entrega de uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Piracicaba.
Proposta e entregue pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) na noite de quinta-feira, 31 de outubro, 65ª Reunião Ordinária, a honraria destaca em seu texto que a república, “desde 1997, é uma Associação Cultural composta pelos ex-moradores e atuais moradores. Foi a primeira república a organizar um churrasco de ex-moradores em Piracicaba, e assim é feito, anualmente, desde 1989”.
O documento ainda salienta que moradores e ex-moradores da república “possuem uma cultura única no meio universitário”, com um acervo histórico desde a década de 1960, compilado “em uma série de 3 livros que contam, pelos registros escritos e iconográficos destas épocas, a história da própria república e seus desdobramentos ao longo do tempo”.
“É bastante tempo. É bastante tempo para homenagear, para ressaltar, para valorizar. Hoje em dia, o país está em uma mão cheia de curvas. Quando [algo] está em uma linha reta, que as coisas dão certo, que as pessoas se dedicam ao estudo, ao aprendizado, à amizade, à solidariedade, cabe a nós, Câmara Municipal, outorgamos esta homenagem. Então, é com toda satisfação, através da minha pessoa como vereador e de todos os vereadores que aprovaram, de fazer essa homenagem à república Gato Preto. Parabéns a vocês e a todos que passaram e que estão hoje na república”, disse Trevisan Jr. ao entregar o quadro alusivo à moção 184/2024.
“Obrigado, de coração, em nome de toda a república Gato Preto”, disse o morador Gustavo Henrique Corrêa de Paula.
Ele ainda acrescentou: “nesses 60 anos, recebemos alunos de diversas partes do Brasil e também do mundo. Nossa grande missão, enquanto república, é dar orientação de uma vida honesta, justa e correta, sendo um lugar de acolhimento e formação para os alunos que, muitas das vezes, saem de ermos lugares para frequentar os diversos cursos que a Esalq oferece. É evidente que a vida em república possui muitos momentos de descontração, como as tão famosas festas da Esalq. Isso é normal, é parte saudável da vida em república, porque desde cedo os alunos aprendem a dosar o momento de diversão e o momento de responsabilidade. Não à toa, nós, da Gato Preto, temos um diferencial já citado aqui, que são justamente os nossos pilares: a ética, o respeito, o comprometimento, a hierarquia, a família e a amizade. E esses pilares são nossas pedras angulares”.