Instituída na Câmara pelo decreto legislativo 14/2022, a reunião solene pelo Dia Municipal da Favela terá nove homenagens nesta terça-feira (5), às 19h, no Salão Nobre Helly de Campos Melges. A iniciativa é da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua.
O Dia Municipal da Favela foi instituído para dar maior visibilidade à luta pelo direito à moradia. Em Piracicaba, a data de 4 de novembro está no Calendário Oficial de Eventos do Município como o Dia Municipal da Favela por força da lei 9.657/2021, a partir de um projeto de autoria da própria vereadora Silvia Morales.
As homenagens serão entregues às líderes comunitárias Joseane da Silva Sousa, da Portelinha; Juliana Garcia de Oliveira, da Comunidade Renascer; e Rita de Cassia da Silva, da comunidade Conquista. Serão homenageados ainda Sebastião Magalhães Oliveira, Ileda Maria Soares do Nascimento e Joseane Aparecida Tedesco Furlani.
Além disso, a solenidade reconhecerá a atuação da advogada e especialista em direito ambiental Sabrina Mac Fadden e do projeto Partilha do Amor, iniciativa de Juliana Luccas e Diego Malheiros que atualmente conta com 40 voluntários, no Bosque dos Lenheiros e na Comunidade Renascer, próximo ao bairro Novo Horizonte.
A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canais 11.3 UHF, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo) e transmissão simultânea pelas redes sociais (YouTube e Facebook).