Atividade será realizada nesta sexta-feira (1), às 8h30 na instituição
A Academia Jovens Músicos realizará um Concerto Didático inclusivo na Avistar de Piracicaba, instituição dedicada à inclusão de pessoas com deficiência visual. O evento acontece nesta sexta-feira (1), às 8h30, e contará com a participação do Quinteto de Cordas e intervenções do Teatro Musicado, protagonizado pelo ator Cícero Edno.
Esta iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura e pela Academia Jovens Músicos, com o Patrocínio Diamante da CPFL Energia; Patrocínio Ouro da Caterpillar; Patrocínios Prata da Phinia, Case IH e Hyundai Motor Brasil; Patrocínios Bronze da Stoller do Brasil e Painco, e conta com o apoio do Instituto CPFL e Banco CNH Capital, além da produção cultural da 3marias Produtora.
Com o tema ‘Luthier e os Instrumentos Feitos de Madeira’, o concerto apresenta a história, as texturas e as sonoridades dos instrumentos de corda, ressaltando a importância dos recursos naturais que dão vida à música, além de ter um viés sobre sustentabilidade na construção dos instrumentos.
Durante a apresentação, o Quinteto de Cordas vai mostrar músicas escolhidas para envolver o público, permitindo uma experiência sensorial completa. Cada músico fará uma introdução sensorial de seu instrumento, descrevendo suas características e qualidades sonoras, proporcionando ao público um entendimento auditivo e tátil dos elementos musicais.
O Concerto Didático é um espetáculo lúdico e interativo, enriquecido pela presença do ator Cícero Edno. “O teatro torna o ambiente mais acessível e divertido, facilitando a compreensão e a apreciação dos instrumentos musicais”, explica o maestro Anderson de Oliveira.
Essa iniciativa busca democratizar o acesso à música de concerto e promover a inclusão, mostrando que a música é uma linguagem universal, capaz de inspirar, unir e transcender qualquer barreira.
Logo após o Concerto Didático, a Academia Jovens Músicos dá continuidade às Oficinas Musicais na Avistar, com a professora Katia Constantinov, voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência (PcD). A iniciativa tem como objetivo proporcionar acesso à música e à educação musical de forma adaptada, promovendo cidadania e inclusão social. As aulas tiveram início em outubro.