MDB EM REUNIÃO
Depois da derrota nas eleições de 27 de outubro — seu presidente, André Augusti, foi vice na chapa do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) —, a Comissão Executiva do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) local fez reunião e tratou de vários temas que nortearão a legenda daqui para frente. Um grupo de jovens, idealistas, somado a um grupo de mais antigos, militantes do MDB de longa data, que reportam aos tempos do bipartidarismo.
NOVOS — I
Passada a euforia das eleições, os novos vereadores eleitos — Rafael Boer (PRTB), Renan Paes (PL), Pastor Bertaia (MDB), Odair Melo (União), Felipe Gema (Solidariedade), Dr. Marco Bicheiro (PSDB), Fábio Silva (Republicanos) e Gesiel de Madureira (MDB) — estão na fase de montar as equipes de gabinete. Este velho e idoso Capiau deixa um alerta importante: a Câmara é uma instituição complexa, repleta de nuances e detalhes.
NOVOS — II
Assim, é prudente que, pelo menos, um dos assessores tenha experiência e conhecimento do funcionamento legislativo para evitar tropeços nos primeiros anos de mandato. Isso pode fazer uma grande diferença na qualidade e na eficiência do trabalho realizado. Há muitos bons profissionais na área e que podem prestar ótimos serviços.
NOVOS — III
Este Capiau já presenciou, em outras legislaturas, novos vereadores que montaram suas equipes de gabinete apenas com assessores novatos, sem experiência no processo legislativo. Como resultado, passaram cerca de dois anos e meio para entender o funcionamento da Câmara. Quando finalmente dominaram o processo, já estavam às vésperas de um novo período eleitoral. Isso fez com que o mandato ficasse patinando por um bom tempo.
SOCIAL — I
O prefeito eleito de Piracicaba, Helinho Zanatta, afirmou em entrevista que seu secretariado será predominantemente técnico, priorizando experiência e menos influência política. Nos bastidores, comenta-se que Adriano Camargo, atual diretor da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – Regional Piracicaba), está cotado para assumir a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Ótimo.
SOCIAL — II
Adriano Camargo é conhecido por seu entusiasmo e apoio à candidatura de Helinho Zanatta (PSD) e tem feito a diferença na região do bairro Alvorada, onde seu trabalho é amplamente reconhecido. Decisão é do prefeito, claro, mas vários cidadãos, através deste Capiau, continuam com suas dicas, como já foi dito em referência à permanência do titular da Semac, Carlos Beltrame.
BARJAS NEGRI — I
Nos bastidores políticos, comenta-se que simpatizantes do PSDB estão confiantes de que Barjas Negri se candidatará a deputado federal nas eleições de 2026. Faz tempo que Piracicaba não tem um representante na Câmara dos Deputados; o último foi o falecido deputado Antônio Carlos de Mendes Thame, que representou a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Seria ótimo.
BARJAS NEGRI — II
Este Capiau lembra bem que, no passado, Piracicaba já teve três representantes ao mesmo tempo em Brasília: José Machado (PT), João Herrmann Neto e Mendes Thame. Será que em 2026 a “Noiva da Colina” conseguirá novamente eleger um representante? Fica a pergunta aos eleitores que decidirão de acordo com as candidaturas em 2026 e o ex-prefeito Barjas Negri é, sim, um nome à altura do cargo e fará um ótimo trabalho em Brasília. Conhece muito bem as Câmaras Baixa e Alta do Poder Legislativo.
ELEIÇÕES 2026
Com a eleição de Helinho Zanatta para prefeito de Piracicaba, abre-se novamente a possibilidade de Roberto Morais (Cidadania) lançar sua candidatura a deputado estadual. Essa é a pergunta que circula nos bastidores políticos de Piracicaba. No entanto, este velho e idoso Capiau sabe bem que muita água ainda passará por debaixo da ponte antes que os partidos tomem suas decisões. Serão enxurradas…
MDB
Mesmo com a eleição do Pastor Bertaia e de Gesiel de Madureira pelo MDB — um resultado que há tempos não era comemorado pelos seguidores de Baleia Rossi e Michel Temer em Piracicaba —, este Capiau ouviu, nos bastidores, que a Executiva do partido na cidade terá pouca influência nos mandatos de ambos. Serão o Pastor Toninho (Bertaia) e o Pastor Dilmo (Gesiel) que comandarão as decisões e ditarão os rumos. Questão de tempo.
CEASA
A Estrada do Ceasa está em manutenção do piso, colocando concreto, já faz alguns bons dias. Os comerciantes especialmente reclamam dos transtornos aos usuários e há necessidade de que o serviço seja acelerado. Espera-se, assim, ações do departamento competente ou da empresa contratada.
MONARQUISTAS
O Círculo Monárquico de Piracicaba Barão de Rezende realizará, dia 15 de novembro de 2024, na Praça José Bonifácio, às 10h, o Hasteamento da Bandeira Imperial. De acordo com o Círculo, o ato representa “ato de amor e respeito à história” e lembra a importância da Monarquia como “símbolo de estabilidade, continuidade e respeito aos valores familiares”. Piracicaba, nos tempos da Monarquia, recebeu duas vezes visita imperial.
COMENTARISTAS
O Capiau, idoso e cansado, agradece a deferência feita ontem (31) no programa Comentaristas, brilhantemente comandado pelo amigo Jairinho Mattos. Na conversa com o pastor Paulo Nardino (MDB), este iniciou o papo ao lembrar do ditado que este idoso Capiau sempre repete: “a política é como as nuvens…, ora de um jeito de um lado, ora de outro jeito de outro lado. O Comentaristas está cada vez melhor. Obrigado!
AGENDADA
A recontagem dos votos nas eleições municipais de Piracicaba tem data e horário definidos: segunda-feira (4), às 13h30. É neste momento em que os servidores da Justiça Eleitoral irão reabrir o sistema de apuração para validar os 2.403 votos do candidato Gesiel Alves Maria, o Gesiel de Madureira (MDB). Até lá, ficam as especulações e as contas não-oficiais.
POLEZI
O vereador Fabrício Polezi (PL), possivelmente fora da legislatura 2025-2028, caso as contas não-oficiais da validação dos votos de Gesiel estejam certas, está visivelmente abalado com a possibilidade de ficar fora da Câmara. É compreensível a tristeza, mas não dá para dizer “que estão tirando seu mandato”. O que havia, até quarta-feira (30), era uma candidatura impugnada com recurso e que, a qualquer momento, poderia ter essa reviravolta. É a vida. Ou, como dizem os mais antigos, é a Política, com ‘p’ maiúsculo.