Projeto vai estimular alfabetização e letramento científico em alunos do período integral

Materiais didáticos e de laboratório foram adquiridos pela Secretaria de Educação

Descobrir ciência fazendo ciência é o que propõe o projeto “Ciência na Caixa”, formado por materiais didáticos e equipamentos de laboratórios, além de capacitação para os professores, com estímulo aos alunos para conhecerem e explorarem caminhos percorridos até chegar ao resultado final de uma experiência.

O material adquirido pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, levará a muitos alunos do ensino integral o primeiro contato com experimentos científicos.

Os materiais e os livros didáticos chegaram no início de outubro, com conteúdo  voltado aos alunos de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I das escolas de tempo integral. A iniciativa contemplará mais de 300 alunos.

O projeto foi idealizado pela professora e cientista Prislaine Magalhães. Segundo ela, “Ciência na Caixa” é um método inspirado em sua carreira acadêmica e visa iniciar a educação científica desde os anos iniciais da educação básica, pois por meio dela pode-se mudar hábitos e colocar em prática iniciativas que envolvam sustentabilidade.

O aprendizado é fundamentado no Modelo Socrático e Ensino de Ciências por Investigação e os materiais trazem o modo de fazer e explicações sobre os fenômenos.

Segundo a coordenadora geral de Ensino Integral, Rita de Cássia Reich, a escolha do projeto levou em consideração a qualificação da aprendizagem e do tempo de permanência dos estudantes de ensino integral nas escolas.

“Nosso compromisso com os alunos da Escola Em Tempo Integral é oferecer os mais diversos recursos de aprendizagem, levando em conta a metodologia ativa e a ideia de uma educação de excelência. Por esse motivo escolhemos este material que estimula a investigação científica por meio de experimentos.”, explicou a coordenadora.

A iniciativa também fornecerá ao professor acesso aos vídeos procedimentais e cursos formativos, além de assessoria na utilização dos materiais. Como parte desse suporte, ocorreu na última quarta-feira, dia 23, na Secretaria Municipal de Educação, uma capacitação dos professores que vão trabalhar o método com os alunos.

Sob a coordenação da idealizadora do método, 16 docentes aprenderam sobre a aplicação da ciência na vida cotidiana e como trabalhar a temática com os alunos de forma lúdica e descomplicada. Os materiais vão chegar às Unidades Escolares na até o final de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima