Entrevista – Candidato pelo PSDB-CID, Barjas afirma que fará a ampliação do HR

Barjas Negri é o candidato da Federação PSDB-Cidadania. Crédito: Divulgação

“Primeiramente, amo Piracicaba. Quando vejo problemas nas comunidades, como nas favelas, minha vontade é resolvê-los”, diz, e que ampliará o Hospital Regional

 

 

Barjas Negri nasceu em São Paulo (SP) em 1950. É casado com Sandra Negri e pai de três filhos: Lícia, Marina e Daniel. Formado em Economia pela Unimep, também é mestre e doutor em Economia pela Unicamp. Sua sólida formação acadêmica em economia influenciou suas políticas e decisões ao longo de sua carreira política, especialmente em áreas como desenvolvimento econômico e gestão financeira.

Barjas começou sua trajetória pública como Secretário Municipal de Educação em Piracicaba, durante a gestão de João Herrmann Neto. Foi vereador de 1988 a 1992, onde presidiu a Comissão de Finanças e contribuiu para a elaboração da Lei Orgânica de Piracicaba. Em seguida, atuou como Secretário Municipal de Planejamento e como Secretário Executivo do FNDE, onde se destacou na gestão de recursos para a educação básica.

De 1997 a 2001, foi Secretário Executivo do Ministério da Saúde e, em 2002, assumiu o cargo de Ministro da Saúde, onde consolidou a política de medicamentos genéricos e fortaleceu a atenção básica à saúde através do Programa Saúde da Família. Sua gestão também foi marcada por iniciativas no combate a endemias e na melhoria da infraestrutura de saúde.

Entre 2003 e 2004, Barjas foi Secretário de Habitação do Estado de São Paulo e presidente da CDHU, deixando um legado significativo no setor habitacional. Barjas Negri foi prefeito de Piracicaba em três mandatos (2005-2012 e 2017-2020), durante os quais implementou diversas políticas que promoveram o desenvolvimento urbano, social e econômico da cidade. Entre suas realizações está a inauguração do Hospital Regional de Piracicaba, que se tornou uma referência na região.

De 2013 a 2016, presidiu o FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação), continuando seu compromisso com a educação pública no Estado de São Paulo. Sua trajetória é marcada por uma abordagem técnica e eficiente na administração pública, sempre buscando melhorar a qualidade de vida da população.

 

Pergunta (P) – O que a sua experiência como prefeito já por três vezes acrescenta em um eventual quarto mandato?

Resposta (R) — Primeiramente, amo Piracicaba. Quando vejo problemas nas comunidades, como nas favelas, minha vontade é resolvê-los. No entanto, para que isso aconteça, é necessário ter decisão política e alocar o orçamento adequadamente. Muitos problemas, como a superlotação em creches, precisam de soluções práticas, como ampliações e investimentos diretos. É fundamental investir em áreas essenciais, como a contratação de médicos, enfermeiros e professores, para realmente melhorar a qualidade de vida da população. Muitas pessoas de baixa renda dependem da prefeitura para acesso a creches, internações, água, pavimentação asfáltica e exames médicos, como ultrassom e mamografia. Se o prefeito não estiver plenamente comprometido e não dimensionar corretamente essas necessidades, a situação não será resolvida de forma eficaz. Quero ser prefeito para trazer melhorias reais e duradouras para a qualidade de vida dos cidadãos de Piracicaba.

P — Caso seja eleito, quais ações considera prioritárias para serem adotadas logo no início da gestão?

R — A prioridade do nosso governo se eleito no domingo (27), será saúde pública e saúde da família. Metade da população de Piracicaba depende do atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde). Como Ministro da Saúde, credenciei as primeiras 20 equipes do programa Saúde da Família em Piracicaba. Posteriormente, como prefeito, implantamos mais 21 equipes, totalizando 51 equipes ao final da minha gestão, com mais de 196 mil consultas realizadas por ano. Contribuímos com recursos para a implantação da UTI Neonatal no Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) e para a instalação do Pronto Socorro Infantil na Santa Casa. Durante nossas gestões, construímos 34 sedes de Unidades de Saúde da Família. Também construímos e colocamos em funcionamento o Hospital Regional, que realiza cerca de 11 mil cirurgias por ano, melhorando o atendimento, o acolhimento e reduzindo as filas, mas temos que ampliar o Hospital Regional. Como prioridade, vamos reabrir o Hospital Ilumina se chegarmos à prefeitura em 2025. A saúde pública é uma prioridade em nossa gestão, e nossa experiência em administração e minha atuação anterior como Ministro da Saúde nos capacitam para enfrentar os desafios nessa área.

 

P — O atual prefeito Luciano Almeida deixará a prefeitura com projetos a concluir. Um deles é a duplicação da avenida Alidor Pecorari. O senhor dará sequência a esse projeto da maneira como está?

R — Quanto à avenida Alidor Pecorari, sou contra o projeto de duplicação para duas vias. Essa intervenção traria impactos negativos, tanto para o meio ambiente quanto para a mobilidade urbana da região. Nossa gestão vai buscar alternativas de mobilidade que não sacrifiquem áreas de preservação e que mantenham a característica da região como um espaço de lazer, convivência e respeito ao patrimônio cultural. Além disso, a preservação do campo de futebol da Rua do Porto é fundamental. Este campo é um importante espaço comunitário, que deve ser mantido como um lugar de integração e lazer para a população, especialmente para os jovens e crianças. Nosso compromisso é garantir que esse patrimônio continue vivo e acessível para as futuras gerações.

 

P — População de Piracicaba reclama, diariamente, de falta de água. O que o senhor propõe para resolver esse problema?

R — É fundamental investir para resolver a questão da falta de água em Piracicaba. Durante nossas gestões, focamos na ampliação da capacidade de tratamento, armazenamento e distribuição de água. Construímos 44 reservatórios, o que aumentou a capacidade de reserva de 45,3 milhões para 81,4 milhões de litros, representando um incremento de 36,1 milhões de litros, ou 78,8%. Além disso, ampliamos a capacidade da Estação de Tratamento de Água do Capim Fino de 1.800 para 2.000 litros por segundo, um aumento de 11,1%. Também construímos novas adutoras, como as da Pauliceia/Kobayat Líbano (2.600 m), Unileste/Dois Córregos (2.640 m) e Pauliceia – Rua Fernando Lopes (1.176 m). Em 2020, Piracicaba foi classificada como a cidade com o melhor saneamento básico do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, alcançando índices próximos da universalização (100%). Esse resultado é fruto de investimentos contínuos e do trabalho eficiente dos gestores do Semae, que implementaram excelentes planos diretores de saneamento básico e abastecimento de água. A parceria público-privada (PPP) entre a Água do Mirante e o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) é uma das principais estratégias para melhorar o saneamento básico em Piracicaba, com foco na gestão e tratamento de esgoto. Essa PPP foi estabelecida para garantir o avanço nas metas de universalização do esgotamento sanitário, especialmente com o compromisso de atingir 100% de esgoto tratado até 2030. Não há segredo: o caminho para garantir o abastecimento é investir. Infelizmente, a atual gestão não fez os investimentos necessários, o que resultou em falta de água em alguns bairros. Se retornarmos à prefeitura em 2025, daremos continuidade aos projetos e garantiremos a execução de planos diretores para manter e melhorar o saneamento e o abastecimento de água em Piracicaba.

 

P — Qual o tratamento que o candidato dará a mulher vítima de violência doméstica?

R — Em nossa gestão, demos prioridade à proteção das mulheres contra a violência. Iniciamos essa luta com a criação da Patrulha Maria da Penha, por meio da Guarda Civil Municipal, que atua exclusivamente no enfrentamento à violência contra a mulher e na fiscalização das medidas protetivas impostas pela Justiça. Desde 2017, a Patrulha Maria da Penha tem sido um pilar importante, recebendo em média 53 novas medidas protetivas por mês. Além disso, tivemos a honra de ter a comandante Lucineide Aparecida Maciel, uma mulher, à frente da Guarda Civil, o que reforçou nosso compromisso com a segurança e o empoderamento feminino. Também demos total apoio à instalação da Delegacia da Mulher, que está em funcionamento, embora ainda haja espaço para melhorias. Os resultados alcançados são positivos, mas sabemos que podemos avançar ainda mais. Esse será nosso compromisso contínuo como gestores públicos, sempre buscando aprimorar as políticas de proteção e apoio às mulheres.

 

P — Qual a proposta do candidato para a segurança pública?

R — Na nossa gestão como prefeito já fizemos muito pela segurança pública, principalmente tendo parceria com as polícias Militar, Civil, Rodoviária, e valorizamos e garantimos estrutura para o trabalho da Guarda Civil Municipal. Alcançamos bons percentuais para reduzir a criminalidade em Piracicaba. Trouxemos para cá o 10º BAEP/PM, o CPI-9 / PM e o Deinter 9 (Polícia Civil). Me orgulha ter implantado a Patrulha Maria da Penha de combate à violência contra mulher. Para a educação vamos trabalhar para valorização dos servidores da rede, ampliar o número de vagas nas creches e criar mais vagas em tempo integral para os alunos do Ensino Fundamental. Vamos também retomar o cursinho municipal pré-vestibular para alunos das escolas públicas, manter e melhorar a qualidade da merenda e ter um plano permanente de melhorias da infraestrutura física das escolas.

 

P — Na saúde, UPAs lotadas e falta de médicos nos postos de saúde, além da demora para a realização de exames e procedimentos foram as principais reclamações do piracicabano nos últimos anos. O que o senhor propõe para resolução desses problemas?

R — Vamos abrir concurso público para contratação de mais médicos, construir algumas unidades de saúde da família em bairros que ainda não são atendidos. Vamos implantar o Poupatempo da Saúde, uma iniciativa criada para facilitar e agilizar o acesso da população aos serviços de saúde. Inspirado no conceito do Poupatempo, conhecido por centralizar e desburocratizar serviços públicos, o Poupatempo da Saúde oferecerá diversos atendimentos em um só lugar, proporcionando mais eficiência e rapidez no atendimento aos cidadãos. Os principais serviços oferecidos no Poupatempo da Saúde será: agilidade de consultas e exames, centralização de serviços, redução de tempo de espera, tecnologia e atendimento digital, além de ser uma referência de boas práticas na saúde pública e oferece melhorias no atendimento e a qualidade de serviços oferecidos aos cidadãos.

 

P — Na educação, o senhor manterá o atual sistema de ensino e o uniforme escolar?

R — Reafirmo meu compromisso de garantir que os uniformes escolares, um direito conquistado pelas crianças, serão mantidos. Como professor, tenho a responsabilidade de trabalhar continuamente para melhorar a educação em Piracicaba. Durante nossas gestões anteriores, obtivemos importantes avanços, como a construção de 42 escolas de educação infantil (creches) e a contratação de cerca de 1.900 novos professores. Em 2020, pelo terceiro ano consecutivo, Piracicaba foi reconhecida como a primeira entre as 100 maiores cidades do país, de acordo com pesquisa realizada pela Consultoria Macroplan. Alcançamos a meta de atender 100% das crianças de 4 a 5 anos na pré-escola, além de construir 27 novas escolas no ensino fundamental. Em 2020, a rede municipal atendeu um total de 36.313 alunos, sendo 19.324 na educação infantil e 16.989 no ensino fundamental. Nesse período, a rede municipal contava com 2.893 professores, dos quais 2.036 atuavam na educação infantil e 857 no ensino fundamental.

Sempre trabalhamos para promover o desenvolvimento da educação, e esse compromisso seguirá firme caso Piracicaba nos confie novamente a responsabilidade de administrar a cidade.

 

P — Ainda na educação, o cursinho pré-vestibular gratuito voltará a ser oferecido?

R — O Cursinho Municipal voltará, sem dúvida. É inadmissível o que a atual administração fez com a educação, eliminando uma iniciativa tão importante como o Cursinho Municipal em Piracicaba. Sempre destaquei o cursinho como uma ferramenta essencial para a educação na cidade. Ele é fundamental para ampliar o acesso dos jovens ao ensino superior, especialmente daqueles de baixa renda, que muitas vezes não têm condições de pagar por cursinhos particulares. Durante minha gestão como prefeito, o Cursinho Municipal foi um importante instrumento de inclusão social e democratização do acesso às universidades, ajudando os estudantes a se prepararem para o ENEM e vestibulares. Esse projeto proporciona oportunidades de transformação na vida de muitos jovens piracicabanos. Reafirmo meu compromisso de trazer de volta o Cursinho Municipal e aprimorar esse projeto, pois acredito que a educação é o caminho mais seguro para o desenvolvimento pessoal e social.

 

P — O que o candidato vê o atual plano diretor de desenvolvimento da cidade?

R — Trata-se de uma Lei Municipal que sempre procuramos debater mudanças com a sociedade civil organizada, principalmente para garantir o crescimento e o desenvolvimento da cidade. Junto com nossos técnicos enfrentamos esse desafio de um bom plano, porque ele impacta na vida das pessoas. Um plano sempre tem que buscar essa conexão, de um ordenamento territorial para a melhoria da vida das pessoas. Fizemos sim um bom plano, mas a cidade é ‘viva’, dinâmica e, às vezes, há a necessidade de uma revisão.

 

P — Como o candidato pretende trata o morador e a morador de rua?

R — O Núcleo Espírita Vicente de Paulo manteve o Albergue Noturno por mais de 70 anos, por meio de convênios e contratos com a Prefeitura de Piracicaba. O núcleo desenvolvia o “Serviço de Acolhimento Institucional” para pessoas em situação de rua e migrantes, realizando um trabalho tão eficaz que a cidade quase não percebia a existência desses atendimentos para pessoas vulneráveis que se deslocam de uma cidade para outra ou vivem temporariamente nas ruas. No entanto, a atual administração, de forma abrupta, decidiu desativar esse importante programa social, que sempre contou com o apoio da sociedade piracicabana e das autoridades municipais. Felizmente, ainda contamos com as ações cristãs de nossas igrejas e a generosidade dos piracicabanos, que continuam contribuindo com alimentos, roupas, cobertores, medicamentos e até dinheiro, para que essas pessoas em situação de vulnerabilidade não sejam ainda mais negligenciadas pelo atual poder público municipal. Se voltarmos à prefeitura de Piracicaba, vamos dialogar com o Núcleo Espírita Vicente de Paulo para reabrir o Albergue Noturno de Piracicaba, um serviço essencial para nossa cidade.

 

P — Política. Os três deputados estaduais eleitos por Piracicaba foram seus adversários no primeiro turno da eleição e um deles, Helinho Zanatta, disputará o segundo turno com o senhor. Em caso de vitória sua, qual será o seu relacionamento com os deputados estaduais?

R — Em caso de vitória, vou garantir que os deputados estaduais eleitos por Piracicaba estejam alinhados com os interesses da nossa cidade. Independentemente de termos sido adversários no primeiro turno, a eleição acaba, mas o compromisso com a população continua. Eu vou trabalhar junto com eles e, se for preciso, cobrar para que façam a parte deles, trazendo investimentos, projetos e recursos que beneficiem Piracicaba. Nosso foco precisa ser a cidade, e vou fazer os deputados trabalharem ao máximo para garantir que Piracicaba seja sempre prioridade nas discussões na Assembleia Legislativa.

 

P — Qual a sua relação com os governos federal e estadual que possa contribuir com a cidade de Piracicaba?

R — Como todos sabem, tenho experiência significativa em ambas as esferas de governo. Passei um longo período em Brasília, trabalhando nos ministérios da Educação e da Saúde, o que me proporcionou ótimos relacionamentos e portas abertas. Conheço bem como funciona a administração pública e sei exatamente como proceder para obter apoio em Brasília para os principais projetos de Piracicaba. Da mesma forma, trabalhei por vários anos em São Paulo, no governo do Estado, atuando na Secretaria de Estado da Habitação e na CDU, além de ter sido presidente da FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação). Assim, além de conhecer os caminhos do governo federal, também tenho uma sólida compreensão do funcionamento do governo estadual. Essa experiência me capacita a buscar e garantir os recursos e o apoio necessários para o desenvolvimento de Piracicaba, tanto em nível federal quanto estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima