O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) teve o requerimento 1063/2024 aprovado pela Câmara nesta quinta-feira (17), na 62ª Reunião Ordinária. Ele solicita informações ao Executivo sobre a poda de árvores na cidade que podem ameaçar a rede elétrica e a segurança pública. Os esclarecimentos são solicitados às secretarias municipais de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e Obras e Zeladoria (Semozel).
Trevisan Jr. diz que diversos pontos da cidade têm registrado casos de árvores com galhos que se entrelaçam na rede elétrica. Entre os exemplos está a indicação 3201/2024, de sua autoria, além de um ofício encaminhado a CPFL para a poda corretiva de uma árvore na rua João Gomes de Araújo, 33, bairro Santa Cecilia. Ele menciona ainda árvores como a da rua Dr. Paulo Pinto, em frente ao número 443, bairro São Dimas; da rua José Pinto de Almeida, em frente ao número 997.
O vereador destaca que a falta de podas corretivas e preventivas agrava o risco de acidentes e prejuízos, incluindo incêndios, quedas de postes e interrupção do fornecimento de energia.
Ele requer informações sobre como a Prefeitura organiza e prioriza as podas em áreas onde árvores estão em contato direto com a rede elétrica, além de questionar o cronograma ou planejamento atual da secretaria responsável para a realização de podas preventivas e corretivas com risco de interferência na rede.
O parlamentar cita a falta de um cronograma eficaz e de intervenções regulares em áreas críticas e pergunta como é feita a comunicação entre a Simap, Semozel e CPFL para a realização de serviços que demandem intervenção técnica da concessionária, como o desligamento da rede para podas seguras.