Ontem, 17 de outubro, quando foi comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) promoveram o evento Intercooperação e o Futuro das Cooperativas de Crédito, que contou com a parceria das cooperativas Sicredi Dexis, Sicoob Metropolitano e Sisprime.
O evento teve como palestrantes: João Tavares, Harold Spínola, Edney Souza e José Salibi Neto além de painéis de discussões com temas relevantes. Participaram também a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito Confebras).
O cooperativismo de crédito avança no Brasil, assim como já acontece em outros países: 10% da população é associada a uma cooperativa, somando 20 milhões de pessoas e 9,8 mil agências em 57% dos municípios brasileiros.
A capilaridade das cooperativas de crédito nas pequenas cidades faz a diferença em comparação com os bancos, sendo que em 338 municípios brasileiros as cooperativas são a única instituição financeira. Isso só é possível porque as cooperativas fazem o círculo virtuoso na comunidade.