Ciência e Tecnologia – Solenidade tem entrega da medalha de mérito

Professor Ophir Figueiredo Junior e o SENAI-SP foram homenageados por contribuições à ciência e à inovação. CRÉDITO: Rubens Cardia

 

A importância do desenvolvimento da ciência e tecnologia em Piracicaba, assim como o potencial do município para se tornar uma referência no assunto, foi ressaltada durante a solenidade alusiva à Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e à entrega da Medalha de Mérito Científico e Tecnológico “Dr. Carlos Clemente Cerri”’. O evento abordou o fortalecimento das instituições locais e a aposta na inovação como pilares para o futuro da cidade.

A reunião solene, realizada na noite desta terça-feira (15) no Salão Nobre Helly Campos Melges, homenageou o professor Ophir Figueiredo Junior, na categoria pessoa física, e o SENAI-SP, na categoria pessoa jurídica. A iniciativa foi do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do Decreto Legislativo 28/2020.

Kawai agradeceu ao Conselho de Ciência e Tecnologia pela parceria na criação da Medalha de Mérito Científico e Tecnológico e destacou a contribuição que Carlos Cerri prestou à ciência e à inovação em Piracicaba. “Ele fez a diferença, fez história, e com seus ensinamentos e suas sensações, prosperou. E prosperou de tal forma que trouxe para Piracicaba uma referência a nível mundial, como todos aqui conhecem a história”, afirmou o vereador.

Ao falar sobre o homenageado na categoria pessoa física, Pedro Kawai destacou a postura do professor Ophir Figueiredo Junior de fazer acontecer, enfatizando que o professor é uma referência e que seu legado será duradouro, assim como o de Carlos Serri. “O Ophir é aquele que puxa, que incentiva, que mostra a todos como as coisas devem ser feitas. Muitas vezes encontramos pessoas que só falam, mas o Ophir é aquele que, além de falar, faz. Ele lidera pelo exemplo, mostrando o caminho, e é por isso que é uma referência para todos nós”, afirmou o vereador.

Homenageado na categoria pessoa jurídica, o SENAI é uma referência em educação e inovação para a indústria, com uma história de mais de 80 anos. A instituição oferece formação profissional e soluções inovadoras para a indústria, impactando diretamente a competitividade do setor e o crescimento econômico, desempenhando um papel crucial na transformação digital e na eficiência energética de pequenas e médias indústrias.

O vereador Pedro Kawai destacou que “Piracicaba possui um grande potencial, com pessoas e instituições capacitadas para transformar o futuro da cidade e do país”. Ele ressaltou a importância de “educar os jovens a valorizarem sua comunidade e a cuidarem dos recursos naturais, como florestas e rios”, promovendo o desenvolvimento sustentável da cidade.

Após receber as honrarias na categoria pessoa física e como representante do SENAI-SP, o professor Ophir Figueiredo Junior destacou a importância do SENAI para a ciência em Piracicaba. “A educação é, foi, e continua sendo a base para tudo isso, porque não existe inovação sem educação”, afirmou.

Ele expressou seu orgulho pelo legado de Carlos Clemente Cerri, que “já falou sobre economia circular e gases de efeito estufa, temas que hoje estão na moda”.

A mesa de honra foi composta pelo autor da solenidade, o vereador Pedro Kawai; representando o Comandante Nunes da Guarda Civil Municipal, o subinspetor Luiz Antonio; o presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Piracicaba, Sr. Vitor Pires Vencovsky; o presidente do COMEDIC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Piracicaba) e o secretário executivo do Pira 21, Sr. Rafael Aloisi; o presidente do Conselho Municipal Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba, Sr. Carlos Roberto Rodrigues; o diretor executivo da FUMEP, professor Renato de Albuquerque Ferreira; o gerente regional do CIESP Piracicaba, Sr. Homero Scarso; o gerente do Senac Piracicaba, Sr. João Carlos Goia; e o fundador do PECEGE, professor Pedro Marques.

A Medalha de Mérito Científico e Tecnológico “Dr. Carlos Clemente Cerri” homenageia o professor do CENA/USP, que se destacou na pesquisa sobre a dinâmica da matéria orgânica do solo em ecossistemas agrícolas. Cerri publicou mais de 250 artigos, orientou dezenas de alunos em mestrado e doutorado, e coordenou mais de 60 projetos de pesquisa. Ele foi diretor do CENA e criou o Núcleo de Excelência em Pesquisa sobre Carbono do Solo.

Ophir Figueiredo Junior, homenageado na categoria pessoa física, iniciou sua carreira na indústria e atuou no SENAI como docente e gerente regional. Incentivador de inovação, Ophir coordenou projetos premiados e iniciativas como o “Desafio de Ideias” no SENAI Piracicaba, voltado à resolução de problemas industriais com propostas inovadoras.

O SENAI-SP, reconhecido por sua excelência em educação e tecnologia, apoia a indústria com programas de formação e inovação. Com 90 unidades fixas e 78 móveis, atendeu mais de 11 mil empresas e realizou mais de 51 mil projetos em seus 80 anos. A instituição promove a transformação digital e a eficiência energética nas indústrias, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima