A Raízen está intensificando a parte educativa de sua tradicional campanha anual de prevenção a incêndios, com o tema Quem ama a terra não chama o fogo, já tendo impactado mais de 700 estudantes com a participação de 137 voluntários do programa Voluntários em Ação Raízen (Voar). A empresa busca envolver as comunidades onde atua e fortalecer a cultura de voluntariado, com foco na educação de crianças por meio de jogos, histórias em quadrinhos e apresentações sobre a importância da prevenção aos incêndios.
“Conscientizar as crianças desde cedo é fundamental para que elas entendam o processo e ajudem a disseminar essa mensagem dentro de suas famílias”, afirma Ricardo Giacomello, diretor de operações agrícolas da Raízen.
A campanha inclui visitas a 16 escolas em cidades como Araraquara, São Carlos, Barra Bonita, Jaú e Piracicaba, onde os estudantes participam de atividades educativas e assistem a demonstrações de segurança e equipamentos de combate a incêndios. As ações, que também contam com o apoio das prefeituras e da Defesa Civil, são acompanhadas de materiais pedagógicos e banners informativos.
A Raízen está investindo R$ 164,8 milhões na safra 2024/2025 em soluções para redução de riscos de incêndios, incluindo monitoramento por satélite, câmeras de segurança, renovação da frota de pipas e kits de multiespuma. Parte do investimento é destinada à capacitação de brigadistas e colaboradores e ao apoio à campanha de conscientização com carreatas e blitzes educativas nos municípios ao redor dos bioparques.
“Engajamos nossos colaboradores e as comunidades para construir um futuro mais seguro e sustentável. A conscientização é a chave para minimizar os riscos”, conclui Giacomello.
Em caso de emergências, a companhia orienta que o Corpo de Bombeiros seja acionado pelo número 193 ou a Central contra Incêndios da Raízen, disponível pelo 0800 770 22 33, para relatar incêndios em canaviais e áreas de risco.
RAÍZEN – Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, o biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de cerca de 46 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, e na safra 23-24 processou 84,2 milhões de toneladas de cana com cerca de 995 mil hectares de áreas agrícolas colhidas de forma mecanizada. Na safra 23’24, produziu 3,1 bilhões de litros de etanol e 5,8 milhões de toneladas de açúcar.
Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (joint venture com a Femsa Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 2.200 lojas Shell Select e com os mercados Oxxo. Na safra 23’24 comercializou 35 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e mais de 60 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 23’24, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 220,5 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.