Unicamp – Programa de computador da gerencia mais de 90 mil equipamentos em hospitais universitários federais

Sistema GETS está em operação em 44 hospitais em quase todas as regiões do país. Crédito: Divulgação

Imagine precisar saber quantos angiógrafos um determinado hospital possui ou ainda qual a idade, o estado de cada um deles e a última manutenção recebida. Agora amplie essa pesquisa para hospitais do Brasil inteiro. Com o GETS – apelido para Sistema de Gerenciamento de Tecnologia para a Saúde –, um programa de computador desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a tarefa que poderia consumir dias de levantamento é resolvida em poucos minutos e com alguns cliques.

Licenciado pela Unicamp para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o software tem sido protagonista na gestão de núcleos de Engenharia Clínica de unidades de saúde ligadas à maior rede de hospitais universitários do Brasil, proporcionando acompanhamento em tempo real de milhares de equipamentos odontológicos, médicos e hospitalares, e orientando a tomada de decisões a partir de dados.

A licença mais recente para implantação do GETS na rede EBSERH foi firmada pela Unicamp com o Hospital Universitário da Universidade Federal de Macapá (UNIFAP), por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, que é a responsável pela proteção e transferência de tecnologias desenvolvidas na Universidade.

“Hoje, nós temos o sistema GETS em todas as filiais da EBSERH e pretendemos firmar nova licença para o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que recentemente passou a ser administrado pela EBSERH”, disse Victor Hugo Batista Tsukahara, chefe de Serviço de Engenharia Clínica da empresa pública.

O GETS gerencia atualmente mais de 90 mil equipamentos em 59 unidades de 44 hospitais universitários espalhados pelo Brasil filiados à EBSERH, além da sede da empresa pública. Um parque tecnológico avaliado em 25 bilhões de reais. Contabilizando todas as unidades de saúde atendidas pelo sistema GETS no país, são mais de 140 mil equipamentos cadastrados em 176 unidades públicas de saúde distribuídas por 23 estados e o Distrito Federal.

O GETS funciona como uma ferramenta de gestão para núcleos de Engenharia Clínica de unidades de saúde, proporcionando acompanhamento em tempo real dos equipamentos usados em diferentes unidades, como maternidades, pequenos hospitais e grandes centros de referência, centros de saúde, unidades especializadas e pronto socorros. O sistema mantém um inventário padronizado e um histórico detalhado, que oferece indicadores clássicos e inovadores para a gestão de fluxos de manutenção e ciclo de vida dos equipamentos.

A partir das informações inseridas no GETS e analisadas por engenheiros clínicos, foi possível identificar, por exemplo, uma falha recorrente em um lote de respiradores usados no Hospital de Clínicas da Unicamp, apresentando evidências que embasaram o recall com a atualização dos aparelhos junto ao fabricante, evitando interrupções no atendimento à população.

“É praticamente impossível oferecer atendimento à saúde de modo rápido, eficaz e a custo razoável sem o uso de inúmeros equipamentos e tecnologias. Com o GETS é possível coordenar os processos de aquisição de equipamentos, de peças, ordens de serviços, contratos e outros fluxos de Engenharia Clínica de forma estratégica e eficiente, orientada por dados”, afirma José Wilson Magalhães Bassani, docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e pesquisador do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) da Unicamp, que é um dos autores do sistema GETS.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima