Um dos maiores encontros de cartunistas do mundo, realizado anualmente em uma cidade histórica da França, e a reunião de imagens clicadas por um dos mais importantes fotógrafos do país trazem um ponto em comum: a trajetória do premiado artista plástico, cartunista e ex-presidente do Salão Universitário de Humor de Piracicaba, o pesquisador Camilo Riani.
Embora restrito em suas atividades por conta de uma enfermidade autoimune, o artista afirma se sentir presente nos distintos eventos, uma vez que pode participar da abertura da mostra-homenagem na França e, na sequência, visitar a mostra fotográfica no Sesi de Rio Claro que reúne imagens registradas pelo ex-editor de fotografia de veículos como Estadão, Veja e Isto É, o renomado artista visual Paulo Vitale. A mostra, composta por criativos retratos de Ziraldo, Paulo e Chico Caruso, Laerte, Jaguar, Angeli, Camilo Riani e outros nomes reconhecidos da arte do humor gráfico, incluindo os piracicabanos Erasmo Spadotto, Erico San Juan, Fausto Longo e Edu Grosso, contou com o apoio do presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, José Antonio Lovetro, o Jal,
“Ser retratado por um dos magos da fotografia, que já clicou na intimidade Mandela, Zuckerberg, Pelé, Fernanda Montenegro e tantas estrelas, é algo muito inusitado”, comenta Camilo, que se encontra afastado das atividades profissionais por motivos de saúde, apoiado pelo grupo Muroarte especializado em ações de Arte Coletiva, composto por Paulo Riani, Chico Riani, Amélia Riani e Rosana Zaccaria
Sobre a inédita homenagem recebida na França, Camilo Riani afirma que “ainda não caiu a ficha, com tantos acontecimentos e vivências surpreendentes em um espaço de tempo tão curto”. O artista comenta ainda que “estar ao lado de cartunistas de veículos como o The Guardian, Le Monde, entre outros, é uma experiência única e incrivelmente recompensadora”, uma vez que o evento europeu homenageia profissionais que se destacam em diferentes países e continentes, a cada ano. A dupla de brasileiros homenageados foi composta por Riani e por um dos mais premiados caricaturistas do mundo, o artista paulista Fernandes.
“É riquíssimo estar em um ambiente reconhecido mundialmente e, ao mesmo tempo, tão bucólico e histórico como Saint Just le Martel, ao lado de ídolos e pessoas tão queridas e fundamentais em minha vida, como a Andréa”, esposa do artista e reconhecida profissional da harmonização facial. “Costumo dizer que somos um casal que se complementa: eu, como caricaturista, deixo as pessoas mais feias. Ela, por outro lado, deixa as pessoas mais bonitas”, brinca.
Serviço da Exposição
Temporada: 5 de outubro de 2024 (abertura para o público) até 9 de março de 2025.
Horários: quarta a sábado, 10h às 21h; domingo, 10h às 20h.
Local: foyer do Teatro do SESI Rio Claro – Av. M 29, 441, Jardim Floridiana, Rio Claro – SP.
Para agendamento de escolas e grupos, deve ser enviado e-mail para: [email protected]