Eldorado/Cecap – Bairro ganha Biblioteca Comunitária

A Biblioteca Comunitária tem como objetivo contribuir para a democratização do acesso à leitura por meio do empréstimo. Crédito: Divulgação

 

No próximo dia 14 de outubro, às 9h, no bairro Eldorado/Cecap (Av. Eurico Gaspar Dutra, 1.574), será reinaugurada a Biblioteca Comunitária Trilhas da Palavra, em parceria com a Horta da Tatu e o Ponto de Cultura Garapa. Nos dias 14 e 15 de outubro, às 9h, haverá atividades de incentivo à leitura com a participação de alunos da Escola Municipal Osvladir Júlio.

Com um trabalho desenvolvido na comunidade desde 2021, a Biblioteca Comunitária Trilhas da Palavra tem como objetivo contribuir para a democratização do acesso à leitura por meio do empréstimo, da troca e da doação de livros e da edição de livros pela Editora Cartonera Catapoesia, com acervos que atendem à recomendação da UNESCO, incluindo livros, jornais e revistas.

Mesmo que o público não possa comparecer à sede da Biblioteca, serão realizadas ações itinerantes de empréstimo, troca e doação de livros em escolas e espaços comunitários dos bairros, além da pesquisa local para a edição de livros cartoneros feitos artesanalmente pelos próprios leitores/moradores das comunidades.

A contribuição dessa Biblioteca para a formação de leitores encontra-se nas ações de leitura compartilhada, realizada por mediadores de leitura que se propõem a ler as histórias, realizar oficinas de contação de histórias, de teatro de animação, saraus, oficinas de produção textual para a edição de livros cartoneros realizados pelos próprios participantes.

A Biblioteca já tem um bom relacionamento com a comunidade e é ponto de referência cultural. As discussões sobre o Plano Municipal de Leitura de Piracicaba iniciaram-se em março de 2023, mas ainda não foram regulamentadas, mas a coordenação da Biblioteca tem acompanhado e participado de todos os encaminhamentos para a sua efetiva atuação. Trilhas da Palavra faz parte do Plano Nacional do Livro e da Leitura, da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias; do PNLL, Plano Nacional do Livro e da Leitura e da rede nacional e internacional de editoras cartoneras, tendo a biblioteca um razoável acervo de livros cartoneros.

A Trilhas da Palavra vai oferecer, aos interessados, empréstimos e doações de livros, espaço para leitura, oficinas periódicas de confecção de livros artesanais e de artista, oficinas de contação de histórias, sarau literário, intercâmbio entre grupos artísticos. Com esses serviços prestados, acredita que está promovendo, ampliando e garantindo a democratização do acesso ao livro, à leitura e à escrita.

É importante ressaltar que a Biblioteca Comunitária Trilhas da Palavra foi fundada em 2006, na cidade de Serra Negra, sendo transferida para a cidade de Piracicaba em 2021. A partir de 2008, as atividades de escrita criativa realizada dentro da Biblioteca deram origem à Editora Cartonera Catapoesia, ampliando as ações de leitura e escrita com edições próprias, o que possibilitou a Certificação da Editora como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2013.

Essas ações fazem parte do projeto “Garapa como Unidade: Cultura, Comunidade e Arte”, com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima