Nesta sexta-feira (11), o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (SindBan), José Antonio Fernandes Paiva, junto com os diretores Marcelo Abrahão, Ubiratan Campos do Amaral e Carlos Renato Silva, estiveram presentes na reintegração de Gilberto de Jesus Ferreira da Silva, de 45 anos, à equipe do banco Itaú. Gilberto havia sido demitido logo após a divulgação da lista dos candidatos para a eleição da diretoria, na qual ele estava incluído.
A reclamação trabalhista realizada pela equipe e assessoria jurídica do SindBan, é de maio de 2021, período em que ocorre as eleições para diretoria do Sindicato. O Tribunal Regional do Trabalho, entendeu que a demissão impedia o direito à estabilidade de dirigente sindical, determinando imediatamente a sua reintegração no dia 22 de agosto deste ano, o que foi cumprido no dia de hoje, além do banco ser obrigado a pagar todos os salários vencidos desde a data de dispensa.
Para José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (SindBan), “é uma grande conquista da equipe jurídica do sindicato. Estamos satisfeitos com o resultado do processo que levou à reintegração do Gilberto”, comemora Paiva.
Gilberto da Silva descreve seu desligamento como “um momento traumático, especialmente após ter sido promovido para uma agência maior. Após a demissão, ele se dedicou à família, praticou esportes e trabalhou em um projeto pessoal e em outra empresa”, explica Silva. Ao ser reintegrado, sentiu uma grande satisfação, “pois isso confirma meu comprometimento profissional e oferece a chance de retomar a minha carreira”, conclui o bancário.
O diretor jurídico do sindicato, Marcelo Abrahão, explica que “a reintegração é fruto de um trabalho em equipe, tivemos o suporte do corpo jurídico da LBS Advogados que ao longo deste tempo nos assessorou. Eu não atuo sozinho; contamos com excelentes escritórios ao nosso lado. Esse resultado demonstra que o sindicato faz a diferença na vida dos bancários associados”, conclui Abrahão.