Em cerimônia ocorrida neste dia 10 de outubro de 2024, com a presença de gestores do Campus Luiz de Queiroz e membros da comunidade universitária da USP em Piracicaba, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, transferiu seu gabinete hoje para a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
“Além da parceria que existe para treinamento e capacitação entre a Secretaria e a Esalq, os números que o agro apresenta são todos graças ao trabalho que foi realizado pela pesquisa dentro do agronegócio e a Esalq tem papel fundamental nesse processo”, comentou Piai, que comemorou ainda neste 10 de outubro seu primeiro ano na gestão da Agricultura paulista.
Homenagens – O ato é um marco simbólico inserido na programação da 67ª Semana Luiz de Queiroz, evento tradicional ocorrido na Esalq, que marca o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, celebrado no próximo sábado, 12 de outubro.
“Todos os anos ocorre a transferência do gabinete do secretário de agricultura do estado de São Paulo, que vem acompanhado de boa parte da sua equipe técnica e, este ano, além de celebrar o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, reconheceremos, por exemplo, os 55 anos do Instituto de Pesca, uma das instituições parceiras da nossa trajetória, além dos nossos programas de Pós-graduação, que começaram 60 anos atrás e que hoje serão também reverenciados”, comentou a diretora da Esalq, professora Thais Vieira.
Em sua fala durante a cerimônia, a dirigente destacou ainda os 90 anos da USP, celebrados em 2024, quando a Universidade registrou nova subida nos rankings internacionais. “Voltamos a figurar entre as 200 melhores universidades do mundo e isso é motivo de orgulho para toda a comunidade uspiana”.
Além da instalação do gabinete Secretaria de Agricultura, a Esalq prestou homenagens em reconhecimento às datas significativas dentro da trajetória institucional e celebrou parcerias importantes ao longo da sua jornada. Assim, foram entregues certificados de reconhecimento para representantes dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Estatística e Experimentação Agrícola; Fitopatologia; Genética e Melhoramento de Plantas; Solos e Nutrição de Plantas, Mecânica, Motores e Máquinas Agrícolas (atual Engenharia de Sistemas Agrícolas). Estes PPGs completam 60 anos em 2024. Foram reverenciados também o PPG Recursos Florestais (25 anos), Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (115 anos), revista Scientia Agricola (80 anos), a Escola de Engenharia de Piracicaba (55 anos), o Instituto da Pesca (55 anos), o Ciagri (atual CeTI-LQ) – 40 anos, o programa USP Recicla (30 anos), o Cepea (30 anos) e a revista Visão Agrícola (20 anos).