Os santos homenageados em junho

Aracy Duarte Ferrari

 

SANTO ANTONIO – Nasceu em Lisboa, Portugal no dia 15 de agosto de 1195. Na pia batismal recebeu o nome de Fernando, filho de Martins de Bulhões e Tereza Taveira de Oliveira. Educado pelos cônegos de Lisboa, fez o seminário em Coimbra tomando o hábito franciscano menor em 1920 com o nome de Antônio.

Evangelizou na África, Itália e França sempre cheio de zelos e dignidade. Em Assis, na Itália encontrou-se com São Francisco, época em que aprofundou seus estudos em Teologia.

Santo Antônio foi professor, orador sacro, teólogo, enfermeiro e fundador de irmandades e confrarias. Obras: Taumaturgo de Pádua, Exposição Mística dos livros Sagrados e Considerações Morais. Até o ano de 1231 era uma figura de nobreza e bondade. Defensor dos oprimidos, humildes e infelizes.

Sua vida foi marcada por dedicação e milagre. Faleceu em 24 de junho de 1231 em Pádua (Itália), onde foi erigida uma basílica soberana, monumento de arte e de fé, uma bela e edificante igreja.

 

*****

 

SÃO JOÃO –  Era o profeta do Altíssimo. Nasceu em junho provável dia 24, filho de Zacarias e Izabel, prima da Virgem Maria. Segundo as escrituras São João foi santificado desde que foi concebido.

Os evangelistas relatam que ele foi para o deserto da Judéia durante 30 anos em oração e penitência, alimentando-se de gafanhotos e mel e usando saião de pele de camelo até que Deus ordenou para ir para outras terras preparar o povo para a vinda do Messias.

Assim ele fez; batizou e perdoou os seus pecados e estes muito o respeitavam e admiravam seus gestos e atitudes. No mesmo rio batizou Jesus e no momento do batismo os céus se abriram e o Espírito em alta voz disse – “ Tu és meu filho muito amado, em ti ponho a minha afeição”.

São João, pela maldade de Herodíades, esposa de Herodes passou vários anos na prisão. Que sofrimento a um profeta!

Depois de longo tempo teve sua cabeça decapitada a pedido de Salomé que foi influenciada pela sua maldosa, traidora e infeliz mãe.

 

*****

 

SÃO PEDRO – Nasceu em Betsaida, Galiléia no final do século I. Morreu martirizado no ano 1267 em Roma. Seu nome era Simão mas Cristo o chamou de Pedro. Filho de João e irmão do apóstolo André um dos pescadores.

Era o mais velho e querido discípulo de Jesus. Inseparável e de sua inteira confiança. Morava em Cafarnaum.

Disse Jesus a Pedro: Tu és pedra, sobre a qual edificarei minha igreja. Darte-ei as chaves do céu. O que ligares na terra será ligado no céu!

Pedro, embora, amava tanto Jesus quando este estava sofrendo no Monte das Oliveiras, o negou três vezes. Mas com o olhar firme do Senhor sobre ele arrepende-se. Ele mesmo, após a crucificação, foi ao túmulo (avisado pelas santas mulheres) e encontrou vazio. Sofreu muito…

No dia de Pentecostes, Cristo ressurgiu em espírito e Pedro foi o primeiro a pregar aos judeus a ressurreição de Jesus. Perseguido por Herodes saiu de Jerusalém e foi para a Antióquia com São Pedro.

Foi o primeiro Papa e permaneceu por 24 anos, 5 meses e 10 dias.

Suas Obras: Epístolas Canônicas e estabeleceu as comemorações da Quaresma e Advento, introduziu a recitação do Padre Nosso, hoje Pai Nosso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima