Escolas – Academia Jovens Músicos realiza Concertos Didáticos

Quinteto de Metais e Teatro Musicado em apresentação para alunos da rede pública. CRÉDITO: Juarez Godoy

A Academia Jovens Músicos vai promover uma série de 10 Concertos Didáticos a partir do dia 07 de outubro em Rio das Pedras e Piracicaba. Os Concertos Didáticos serão realizados em escolas e espaços públicos, com foco especial em alunos da rede pública. Gratuitos, esses concertos têm como objetivo levar a música clássica para crianças e jovens, promovendo a educação musical, a vivência de experiências culturais e, de forma igualmente importante, a conscientização sobre a sustentabilidade.

Este ano, os Concertos Didáticos serão conduzidos pelo Quinteto de Metais e Quinteto de Cordas e, a cada evento, o público estará imerso em um espetáculo lúdico e interativo, com a participação do Teatro Musicado, com o ator Cícero Edno. “A presença do teatro é fundamental para engajar os alunos, trazendo diversão e humor, além de facilitar a apresentação dos instrumentos”, explica o coordenador da Academia Jovens Músicos, o maestro Anderson de Oliveira.

Nas apresentações, o Quinteto de Cordas vai abordar o tema Luthier e os Instrumentos Feitos de Madeira onde mostrarão aos alunos como a madeira dá vida aos instrumentos clássicos, trazendo histórias sobre sua fabricação e sonoridade. Já o Quinteto de Metais incluiu o tema O Carnaval dos Animais, uma peça que personifica com sons de diferentes animais para despertar a imaginação e a curiosidade do público.

Os concertos promovem a oportunidade de assistir a uma performance musical e são um caminho para a formação de novos públicos, despertando o interesse pela arte. “Ao promover o diálogo entre músicos, ator e plateia, a Academia Jovens Músicos busca desmistificar a música de concerto e torná-la acessível para todos, especialmente para crianças e jovens”, disse o maestro.

Com esses temas, a Academia Jovens Músicos tem o objetivo é de levar a reflexão sobre o impacto da ação do homem ao meio ambiente. Os alunos serão incentivados a pensar sobre a conservação dos recursos naturais e o uso consciente da madeira, ligando o processo artesanal da construção dos instrumentos à sustentabilidade. Isso reforça a noção de que preservar as florestas e administrar os recursos com sabedoria também é uma forma de proteger a arte e a cultura.

Já o tema O Carnaval dos Animais traz o debate sobre a importância da biodiversidade e a proteção da fauna. A conexão entre os sons dos instrumentos e os animais também nos permitirá abordar questões como o impacto das mudanças climáticas, reforçando a importância de atitudes sustentáveis no cotidiano.

Os dias e escolas de Piracicaba que vão receber os concertos são: 14 de outubro, às 8h30, EE Profº Dr. João Chiarini, no bairro Vila Fátima; 15 de outubro, às 8 horas, EE Profº Eduir Benedicto Scarpari, no Jardim Alvorada; 15 de outubro, às 10 horas, EE Profº Adolpho Carvalho, no Parque Cecap I; 17 de outubro, às 7h40 e às 9 horas, EE Profª Mellita L. Brasiliense, no Jaraguá; 21 de outubro, 8 horas, EE Comendador Mário Dedini, no Algodoal e dia 7 de novembro, às 14h30, na EE Profº Dr. João Chiarini, Vila Fátima. Em Rio das Pedras a apresentação acontece dia 7 de outubro, às 8h30, 10 horas e às 11h30, no Anfiteatro Artista Plástico Moacir Urbano.

A ação é uma realização do Ministério da Cultura e da Academia Jovens Músicos, com Patrocínio Diamante da CPFL Energia; Patrocínio Ouro da Caterpillar; Patrocínio Prata da Phinia, Case IH e Hyundai Motor Brasil; Patrocínio Bronze da Stoller do Brasil e da Painco e Apoio do Instituto CPFL, Banco CNH Capital, Capela Monte Alegre, com produção cultural da 3marias Produtora.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima