Como estratégia de combate ao novo coronavírus, o HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana) de Piracicaba firmou parceria com a Fealq para realização de testes da Covid-19 no Laboratório da Esalq/Cena (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Centro de Energia Nuclear na Agricultura). “O HFC coleta as amostras de colaboradoras e pacientes com suspeita de Covid-19 e faz o envio do material biológico para realização do exame, detecção do RNA do vírus, pelo Laboratório da Esalq/Cena. Além disso, coletamos amostras de colaboradores de empresas do agronegócio a fim de realização do exame para retorno ao trabalho”, explica a supervisora biomédica e responsável técnica do Laboratório de Análises Clínicas do HFCLAB, Tabata Garcia Fernandes.
Nesse momento, obter resultados com rapidez e precisão é uma ferramenta importante no controle da doença. Com o diagnóstico, quem é positivo mantém o isolamento e não permanece transmitindo o vírus. Já quem é negativo pode retornar ao trabalho. Com essa parceria, a falta de mão de obra, principalmente para os serviços de saúde, devido afastamentos por suspeita de Covid-19, também tem sido minimizada, pois aqueles que são descartados a suspeita de positividade, podem voltar às suas atividades.
A capacidade máxima estimada do Laboratório Esalq/Cena é de cerca de 360 exames por dia. A campanha “Fealq Pela Vida” viabiliza a adequação dos laboratórios e realização de testes da Covid-19 em Piracicaba (Esalq/Cena), Pirassununga (FZEA) e São Carlos (Embrapa) e, por isso, recolhe doações e contribuições de “Testes Solidários” para oferecer diagnósticos também a pacientes da rede pública. “Quando soube que eles estavam adequando o Laboratório da Esalq/Cena para recebimento desta demanda na cidade de Piracicaba, e que poderíamos contribuir enviando as amostras de nossos pacientes e colaboradores, foi gratificante, visto grandes dificuldades estávamos enfrentando naquele momento com os testes para Covid-19. Sei o quanto eles trabalharam para adequação do laboratório a fim de realização de processamentos de amostras clínicas. Não foi tarefa fácil, mas todo trabalho foi muitíssimo válido diante retorno que estão trazendo à nossa população”, afirma a biomédica.
O presidente do HFC, José Coral ressalta que até mesmo os grandes laboratórios particulares do País estão com dificuldades para atendimento de PCR para a Covid-19, seja pela falta de insumos no Brasil ou mão de obra especializada. “Essa é uma parceria que veio em um momento oportuno e tem contribuído de maneira importante para o HFC, seja para tomadas de decisões diante aos resultados de nossos pacientes, ou retorno de nossos colaboradores para atuarem na assistência”, avalia Coral.
HFC faz parceria com Laboratório da Esalq/Cena para testes da Covid-19
30 de junho de 2020