E agora, José? Eleições à vista?

Jose F. Höfling

 

Mais uma vez estamos diante de uma eleição neste País e, no momento, teremos que escolher em quem votar em Prefeito e vereadores…Não será diferente do que tem sido há muitos anos e para falar a verdade, desde que me conheço por gente carregamos o ranço político que na maioria das vezes vem carregado de muitas inverdades, esperteza, trapaças, fanatismos ideológicos, uso da máquina institucional, ofensas pessoais, tentativas de denegrir a imagem do concorrente e assim vai…dá pra citar um monte de fatos a respeito, o que não é o objetivo desse artigo. Na rua em conversa a respeito, ouvimos de tudo que podemos imaginar…as falas mais absurdas possíveis e detectáveis facilmente como preconceito agregado de sentimentos espatafúrdios infundidos por “fazedores de cabeça” e mídias carregadas de falas maldosas, principalmente contra determinados partidos…mas o que se depreende é que são falas vazias, preconceituosas e tendencionistas que demonstram pouca realidade verídica e destituídas de valor conceitual.

A maioria dos eleitores pouco sabe realmente do que se passa no País e em sua cidade, entendendo que isso não é problema deles, que vão votar em qualquer um e não estão nem aí…dessa forma acabam sendo vítimas de ações que não entendem e sujeitos a manipulações políticas que mal percebem, o que os fazem votar sem realmente saber o que estão fazendo… mas tem de tudo que possamos imaginar. De minha parte, entendo que nessa hora temos que demonstrar o nosso comprometimento com o nosso eu coletivo e não apenas ao nosso eu individual e investir nas relações com os outros e com o planeta ao nosso redor, já que entendemos que tudo isso não está separado…É preciso entender ou procurar entender o conceito de cidadania, o que entendemos por cidadão, o que ela significa ou o que pode significar?

É preciso entender como as coisas funcionam e acontecem no mundo e que as coisas somente funcionam através da mudança! Sei que é muita coisa a se digerir. mas uma boa parte da população terá condições de captar o ensejo dessas palavras. Costumo ao votar escolher as pessoas que demonstram uma história de vida que condiz com atos democráticos, respeito humano e social, solidariedade com todos mas particularmente com os mais necessitados, merecedores de uma atenção especial, atentos à Educação, principal fator de evolução social e cuidadosos com os desejos antipopulares…É preciso entender que partidos de direita, esquerda, de centro, etc., existem em todo o mundo e até ditadores fascistas que entendem que subjugar a população para os seus interesses pessoais é a meta a conseguir…mas todos os partidos estão submissos às leis e regimentos de cada país o que faz com que tenham que respeitar as leis sociais de cada país independente de suas convicções! Com tudo isso…ensejo ao povo piracicabano que faça a sua opção consciente do que está fazendo com base nas questões que sugerimos acima! Para uma Piracicaba livre, democrática e atenta aos interesses sociais e populares. Tudo funciona através da mudança! Que essa mudança seja boa para todos!

_____

Jose F. Höfling, professor universitário/Unicamp

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima