Esta é a 4ª pesquisa do Instituto; nela, o ex-prefeito aparece com 34,5% e a Professora Bebel com 17% de intenções de votos nas eleições de domingo
A quarta pesquisa realizada pelo Instituto Índice Pesquisas, divulgada nesta quinta (03), consolida a tese de que haverá segundo turno nas eleições municipais de Piracicaba, tendo na disputa o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) e a deputada estadual Professora Bebel (PT), da Federação Brasil da Esperança. Encomendada pelo jornal A Tribuna Piracicabana, os resultados desta pesquisa espontânea mostram Barjas Negri (PSDB) com 34,5%, seguido da Professora Bebel com 17%. Em relação à terceira pesquisa, Bebel teve um crescimento de quase um ponto em relação à pesquisa do início do mês passado, que a colocava com 16,18%, mesma situação de Barjas Negri que aparecia com 33,82% das intenções de votos.
Esta quarta pesquisa realizada pelo Instituto Índice Pesquisas, registrada no TRE sob número SP-05167, foi realizada entre 28 de setembro e primeiro de outubro, e entrevistou 440 eleitores, tendo como margem de erro de 4%, confiabilidade de 95%, e consolida o que já havia mostrado nas anteriores, de que haverá segundo turno nas eleições municipais deste ano. O resultado mostra que Piracicaba tem um eleitorado progressista em que boa parte estará depositando voto na candidata Professora Bebel, que tem apoio do governo federal, que nas eleições de 2022 seus candidatos conquistaram mais de 32% dos votos na cidade.
A primeira foi realizada em março último, enquanto que a segunda em agosto, enquanto que a terceira em setembro, e essa agora, nesta semana, e coloca além de Barjas Negri com 34,5%, Professora Bebel com 17%, Helinho Zanatta (PSD) com 16%; Alex Madureira (PL) com 12%; Luciano Almeida (PP) com 10%; Paulo Campos (Podemos) com 7,5%; Edvaldo Brito (Avante) com 2% e Vinícius Bena (PCB) com 0,5%. Já 0,5% dos entrevistados responderam que não sabe ou em nenhum dos candidatos.
ESPONTÂNEA — Na pesquisa espontânea, Barjas Negri aparece com 36% de intenções de votos, em primeiro lugar, seguido pela Professora Bebel com 14%; Helinho Zanatta com 12%; Alex Madureira com 8%; Luciano Almeida com 7%; Paulo Campos com 5% e Edvaldo Brito com 0,5%, enquanto que Vinícius Bena não é citado. Já 16,5% dos entrevistados declararam que não sabem em quem votar.
A pesquisa mostra que a maior rejeição é de Luciano Almeida, com 43%, seguido por Barjas Negri com 18%; Professora Bebel com 15%; Vinícius Bena com 9%; Alex Madureira com 5%; Edvaldo Brito com 4%; Paulo Campos com 3%; Helinho Zanatta com 1,5%, enquanto 1,5% não souberam dizer.
Com relação à atual gestão do prefeito Luciano Almeida, 44% consideram péssima, enquanto 23,5% ruim e 22% boa. Já 4% classificaram como ótima e 6,5% não souberam dizer.