Charges de alunos de São Pedro são exibidas no Salãozinho de Humor de Piracicaba

Meio ambiente, mudanças climáticas e demais temas contemporâneos inspiraram os cinco alunos da rede municipal

Os alunos da rede municipal de ensino de São Pedro participaram da 22ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba, que integra a programação do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos maiores do mundo no gênero.

Direcionado a estudantes da rede pública e privada, com idade entre 7 e 14 anos, o salão busca incentivar os jovens à prática artística e contribuir para o desenvolvimento intelectual e crítico por meio da linguagem do humor gráfico.

Em São Pedro, alunos da rede municipal, sob orientação dos professores de arte, desenvolveram, em sala de aula, desenhos com lápis e caneta coloridos, em folha A4, baseados na linguagem de charge.

Com base em critérios técnicos, cinco desses alunos foram selecionados e tiveram seus trabalhos enviados e exibidos no Salãozinho de Humor de Piracicaba. “Em um primeiro momento, os alunos apresentaram dificuldades de colocar a ideia do humor nos desenhos e, também, o tempo para o desenvolvimento da atividade foi curto, pois tivemos que voltar ao conceito, trabalhar a proposta do Salãozinho de Humor e refazer os trabalhos”, explicou a professora de Arte, Miriã Mônica Silva, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Abdala Rahal Farhat Neto.

Os cinco selecionados foram os alunos Maria Valentina de Souza Ramos (6º ano), Maria Alice dos Santos (7º ano) e Vinícius Henrik Martins (7º ano), da EMEB Professor Abdala Rahal Farhat Neto, além de Emanuely Viciano da Silva e Vitor Hugo dos Santos Araújo,, ambos do 8º B, da EMEB Professora Maria de Fátima Amaral.

No último dia 27 de setembro, os cinco alunos, acompanhados dos professores, visitaram o Salão Internacional de Humor e o Salãozinho de Humor de Piracicaba, onde tiveram o privilégio de contemplar seus desenhos entre os trabalhos da exposição.

A charge de Emanuely utilizou uma linguagem bem-humorada e irônica para criticar a influência da ação humana no aumento das queimadas e na destruição do Planeta. Já a charge de Vitor Hugo, com o uso da hipérbole e uma arte bem colorida, chamou a atenção para o aumento das enchentes provocadas pelas mudanças climáticas.

A programação do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e do 22º Salãozinho de Humor de Piracicaba vai até dia 3 de novembro, com entrada franca, no Armazém 14, do Engenho Central, à beira do rio Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima